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Gestão de TI: O que é, benefícios e quando utilizar?

3 de fevereiro de 2020
Por Felix Schultz

A Gestão de TI, ou Gestão da Tecnologia da Informação é o setor voltado para manejo dos recursos tecnológicos utilizados em uma empresa. Mais especificamente, aqueles voltados ao tratamento, armazenamento e proteção das informações. Esse é um processo que envolve a coleta, armazenamento, seleção, comparação e distribuição de dados.

Falando dessa forma, pode parecer um pouco complicado. Mas não se preocupe. A gestão de TI não precisa ser um bicho de sete cabeças ou um problema na sua empresa. Na verdade, é justamente o contrário. Ela está aqui para facilitar seu dia a dia e otimizar as operações.

Hoje em dia, a tecnologia já é uma parte integral da nossa rotina. E isso não é diferente para empresas. Assim, uma boa gestão de TI se faz fundamental para o crescimento de negócios em todos os setores.

Aprender mais sobre o assunto ajudará você a tomar as melhores decisões possíveis para sua empresa. Por isso, criamos esse artigo completo, com tudo que você precisa saber sobre a gestão de TI.

Nesse artigo, você vai aprender sobre:

  • O que é Gestão de TI?
  • 7 Benefícios que a Gestão de TI traz para uma Empresa
  • Quando Utilizar a Gestão de TI?
  • Boas Práticas na Gestão de TI
  • Otimize Sua Equipe de TI com a MILVUS
  • Conclusão

Boa Leitura!

O que é Gestão de TI?

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Aprenda o que é a gestão de TI e porque ela é tão importante.

A gestão de TI, como mencionamos, é o setor responsável pelo manejo da tecnologia utilizada para guardar e distribuir dados na sua empresa. Isso pode significar, por exemplo, o software que você utiliza para gestão de estoque, o sistema de atendimento online para seus clientes e os computadores utilizados pela sua equipe.

Então, a gestão de TI administra todas as atividades, soluções e recursos tecnológicos em uma empresa. O objetivo desse setor é otimizar o processo de armazenagem e acesso de informações. Por sua vez, essa eficácia facilita a rotina da sua equipe, aumenta a produtividade ou até mesmo confere maior qualidade aos serviços e produtos.

3 Pilares da Gestão de TI

Se você já pesquisou um pouco sobre gestão de TI, certamente encontrou o argumento de que ela não envolve apenas computadores. Isso não poderia ser mais verdadeiro. Esse setor é mais complexo do que isso.

A maioria das metodologias que embasam a gestão de TI apontam 3 pilares  principais, que funcionam como um guia para a implantação ou melhoria dos processos. Eles são:

  • Pessoas: sem os colaboradores certos, nenhum setor pode ter sucesso. Assim, a gestão de TI também deve lidar com as equipes de tecnologia, atribuindo responsabilidades de acordo com as necessidades da empresa e especialidades dos colaboradores.
  • Ferramentas: a seleção, implementação e manutenção das máquinas e softwares necessários para o bom funcionamento da empresa são de responsabilidade da gestão de TI. Essas ferramentas são essenciais para o aumento da produtividade e otimização dos processos.
  • Processos: mesmo as melhores ferramentas utilizadas pelos melhores profissionais não serão eficazes sem a padronização dos processos. Assim, é de responsabilidade da gestão de TI garantir que boas práticas sejam aplicadas. Além disso, que as ferramentas sejam utilizadas da melhor maneira possível e que todos saibam como cuidar da integridade desses processos.

7 Benefícios que a Gestão de TI traz para uma Empresa

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Afinal, como a gestão de TI pode ajudar sua empresa?

Agora você já sabe o que é gestão de TI. Apesar da grande importância desse setor, ainda é muito comum que empreendedores se perguntem quais são os benefícios para sua empresa, na prática.

A seguir, confira 10 das maiores vantagens que uma boa gestão de TI pode oferecer ao seu negócio:

1: Aumento da Produtividade

Hoje em dia, as pessoas contam com a tecnologia em todos os setores de suas vidas. Não é necessário mais decorar telefones ou carregar agendas pesadas na bolsa, por exemplo. Com sua empresa, não deveria ser diferente.

Quanto tempo seus colaboradores passam procurando informações importantes para realizar os processos do dia a dia? E quanto tempo poderia ser economizado se todos os dados estivessem a um clique de distância?

A boa gestão de TI aumenta a produtividade em todos os setores da empresa. Isso porque implementa ferramentas que tornam a rotina das equipes mais ágil, eliminando tarefas repetitivas e demoradas. Assim, seus colaboradores podem focar naquilo que fazem de melhor.

2: Redução de Custos

É verdade, implementar a gestão de TI tem alguns custos iniciais. No entanto, quando você pensa no longo prazo, verá que esse investimento poderá prevenir muitos custos desnecessários na sua empresa.

Por exemplo, imagine que um novo software de estoque pode otimizar as compras realizadas por uma empresa. Assim, evitam-se perdas ou compras excessivas. Também, diminui-se a incidência de perda de vendas devido à falta de estoque.

Quando se aplicam ferramentas eficazes de gestão em todo um negócio, é possível identificar problemas logo no começo.

3: Mais segurança

Atualmente, muito se discute o problema da segurança de dados. Como empreendedor, certamente você lida com muitas informações sensíveis – tanto em relação aos processos da sua empresa quanto de dados pessoais de clientes e colaboradores.

Um vazamento de informações pode prejudicar, e muito, a imagem do seu negócio. Imagine, por exemplo, que uma invasão faça com que sejam divulgados os dados de crédito de todos os seus clientes. Certamente, muitos deles não voltariam a confiar a marca com essas informações.

A segurança da informação é, atualmente, extremamente importante para empresas em qualquer setor. Uma gestão de TI eficaz também cuidará desse setor.

4: Mais qualidade no relacionamento com os clientes

Provavelmente, sua empresa conta com diferentes canais de atendimento ao cliente. A tendência é de que, cada vez mais, esses canais se integrem. Então, se um cliente entrou em contato por e-mail e, mais tarde, decidiu ligar para a empresa, ele espera que não precise repetir todas as informações do primeiro contato.

Por exemplo, imagine que sua empresa recebeu uma reclamação de um cliente via e-mail. Sem um software que centraliza as informações sobre contatos de clientes, um de seus agentes de vendas liga para a mesma pessoa no dia seguinte, visando oferecer um upgrade em seu plano de serviços.

Certamente, esse cliente se sentirá mal atendido. Afinal, acabou de fazer um pedido de suporte e, em sua perspectiva, a resposta da empresa foi uma tentativa de venda.

Uma gestão de TI eficaz permite que todos os setores da empresa tenham acesso a informações que são vitais para a excelência de atendimento que seus clientes esperam.

5: Otimização de processos

Consulta de informações, cadastro de dados e identificação de problemas em potenciais são processos vitais para o bom funcionamento de qualquer empresa. Então, quando essas tarefas são dificultadas por softwares inadequados, muita coisa pode atrasar.

Em geral, a gestão de TI bem implementada é capaz de economizar tempo e dinheiro para empresas. Além disso, também torna a rotina dos colaboradores mais agradável, o que também contribui muito para o aumento da produtividade.

6: Identificação de novas oportunidades

Os seus clientes não serão os únicos beneficiados por um sistema integrado e eficaz de coleta e consulta de dados. Quando todas as informações estão centralizadas e acessíveis para a equipe, é mais fácil identificar oportunidades de venda.

Por exemplo, é possível saber quando seus clientes se aproximam de um perfil para upgrade de serviços. Ou, então, identificar o momento certo de oferecer produtos complementares aos que ele já adquire com sua empresa.

7: Maior facilidade da gestão como um todo

Como empreendedor, certamente você conhece a importância do monitoramento dos números da sua empresa. Uma boa administração, afinal, exige que você acompanhe de perto a performance dos processos, custos mensais e inúmeros outros dados.

Uma gestão de TI eficaz significa que todas essas informações estão mais acessíveis e organizadas, facilitando a administração de todos os setores.

Quando Utilizar a Gestão de TI?

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Entenda quando a gestão de TI deve ser aplicada.

É muito comum ouvir essa questão entre o meio empreendedor: “qual é o momento ideal para implementar a gestão de TI na minha empresa?”. A resposta é simples: quanto antes. Desde o começo, se possível.

A maioria dos softwares disponíveis para gestão é perfeitamente escalável. Assim, eles crescem com sua empresa. E não acredite no mito de que a gestão de TI é apenas para as grandes empresas. Existem muitas alternativas acessíveis no mercado. Se você não pode arcar com um setor dedicado na sua empresa, por exemplo, é possível terceirizar essa solução.

Uma empresa que começa com toda organização necessária tem muito mais chance de sucesso. Então, porque esperar para implementar a gestão de TI e acumular problemas e gastos com processos inadequados?

Boas Práticas na Gestão de TI

Como todo setor de administração de empresas, a gestão de TI conta com metodologias científicas que guiam a atuação dos profissionais envolvidos. As boas práticas na gestão de TI são padronizações que visam garantir a segurança, acessibilidade e integridade dos dados e processos no setor.

A seguir, conheça algumas das principais metodologias no mercado:

ITIL

A sigla ITIL significa Information Technology Infrastructure Library. Esse é um dos mais conhecidos modelos de gerenciamento de TI. Isso porque se trata de uma coletânea das melhores práticas para o alinhamento da TI com as necessidades específicas de uma organização.

Assim, é possível proporcionar maior otimização dos serviços prestados, visando a redução de custos e eficácia dos setores envolvidos.

A série ITIL é composta de cinco livros, chamados Service strategy, Service design, Service transition, Service operation e Continual service improvement.

COBIT ®

Também uma sigla, COBIT significa Contro Objectives for Information and Related Technology. Esse é um framework de governança que tem como objetivo difundir conceitos e práticas de TI diversos. Aqui, o foco é em investimentos que condizem com as necessidades da empresa.

O COBIT é dividido em quatro domínios com 34 processos e 210 objetivos de controle.

PMBOK

Sigla para Project Management Book of Knowledge, essa se trata de uma das maiores referências quando o assunto é gerenciamento de projetos. Inclusive, essa metodologia é frequentemente aplicada em outros setores além da gestão de TI.

O PMBOK divide projetos em cinco fases distintas. Cada uma delas com atividades e escopos definidos. O objetivo é estruturar o planejamento, implementação e manutenção dos processos.

Otimize Sua Equipe de TI com a MILVUS

Como você pôde perceber ao longo desse artigo, a otimização na gestão de TI é um passo importantíssimo para o crescimento da sua empresa. E não se preocupe: é possível, sim, encontrar soluções acessíveis e na medida certa para seu negócio.

A plataforma Milvus, por exemplo, possibilita a otimização da gestão de TI em um modelo escalável. São diversos planos que visam atender às necessidades específicas da sua empresa.

Você pode clicar aqui para fazer um teste gratuito agora mesmo. Assim, você pode confirmar que nossa solução tem tudo que sua empresa precisa antes de tomar sua decisão.

Nossa plataforma conta com todos os recursos necessários para uma gestão de TI eficaz e muito mais simples:

  • Gestão de ativos organizada e eficiente;
  • Controle de inventário automatizado;
  • Monitoramento de Dispositivos;
  • Gerenciador de licenças;
  • Transferência de arquivos via acesso remoto;
  • E muito mais.

Você pode clicar nesse link para conhecer melhor todos os recursos da plataforma Milvus.

E o melhor é: nossos planos sempre estão na medida certa para seu negócio. Isso porque você paga por operador. Assim, você tem acesso a todas as melhores ferramentas sem estourar o orçamento.

Conclusão

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A gestão de TI é fundamental em negócios de todos os setores.

Investir numa gestão de TI adequada é uma das mais importantes decisões para garantir o sucesso da sua empresa. Isso porque, hoje em dia, esse é um setor fundamental para o funcionamento de negócios em todos os setores.

A gestão de TI possibilita a otimização de processos, redução de custos e maior eficácia de gestão. Além de tudo, ainda é capaz de melhorar o relacionamento da sua empresa com seus clientes. E, claro, garantir a segurança de todas as informações importantes para a rotina do negócio.

Que tal aprender mais sobre como a tecnologia pode ajudar sua empresa a crescer? Confira esses outros artigos que separamos:

Obrigado por ler até aqui!