Saiba como tornar a gestão de TI estratégica para sua empresa

A ideia de que a área de TI é somente uma área de suporte quando há alguma interrupção ou falha nos serviços é ultrapassada. Cada vez mais a gestão de TI tem se voltado para a estratégia do negócio de forma a fornecer direcionamentos importantes para tomada de decisão.

A chave para o sucesso de qualquer empreendimento é o olhar da gestão de TI voltado para objetivo do negócio, conforme a realidade do mercado em que a organização está inserida.

O planejamento estratégico voltado para TI é a peça-chave para uma governança tecnológica que percorra um caminho aderente aos interesses e valores da empresa. Confira a seguir como tornar sua gestão de TI mais estratégica em sua empresa!

Qual é a importância de setores estratégicos para a tomada de decisões de uma empresa?

Na atualidade, com a enorme quantidade de dados obtidos, a análise e gestão das informações é fundamental nas empresas. É primordial a utilização de recursos como sistemas e ferramentas que possibilitem economia, melhoria no processo operacional e no atendimento ao cliente, ocasionando assim um diferencial no mercado competitivo.

Na esfera atual da TI, todos os recursos devem ser empregados de forma estratégica para definir onde e quando investir a médio e longo prazo, de acordo com a missão da empresa. A definição dos objetivos e direcionamentos deve ser alinhada com a infraestrutura da TI, potencializando o sucesso da empresa em cumprir suas metas.

As decisões que se relacionam com a tecnologia da informação devem ser tomadas por gestores preparados e bem colocados em sua área. Decisões ruins resultam em despesas desnecessárias, diminuição do desempenho e consequentemente da competitividade.

Como tornar a gestão de TI estratégica?

A gestão de TI só faz sentido se for convergente e alinhada com o planejamento estratégico da empresa, possibilitando melhores condições para lidar com as transformações do mercado, além de gerar redução de custos e um aumento na produtividade. Leia a seguir dicas de como implantar na prática uma gestão de TI estratégica em sua empresa!

Adote ferramentas de controle e monitoramento

Sistemas como o ERP — Enterprise Resource Planning — promovem o planejamento de recursos empresariais e atuam de forma integrada para que as empresas utilizem as funções de negócios, como materiais, finanças, recursos humanos, entre outros para os objetivos finais do negócio.

Ainda que antigamente fosse uma ferramenta utilizada somente por empresas grandes, agora está se tornando mais usual entre as empresas de pequeno e médio porte devido as suas vantagens de armazenamento e gerenciamento de relacionamento com clientes.

Os sistemas podem tornar as equipes mais eficientes, pode melhorar a satisfação dos clientes, tornando-se essencial para o sucesso do negócio.

Delegue tarefas

O gestor deve ter um conhecimento total de cada uma das pessoas que trabalham em sua equipe, quais são suas principais habilidades, os pontos fortes e fracos. Baseado nesses dados, busque delegar atividades com demonstração de confiança no trabalho a ser realizado e acompanhamento dos resultados obtidos para que os funcionários possam tirar dúvidas e ter melhor desempenho.

Solicite relatórios desde o início do processo, defina cronogramas e torne as metas fáceis de serem entendidas pela equipe para que todos saibam exatamente o que é preciso ser entregue.

É fundamental o acompanhamento com orientações e feedbacks para o amadurecimento do time e melhora da qualidade. A gestão de pessoas é parte extremamente importante na gestão de TI.

Terceirize serviços

Busque avaliar quais são as atividades que solicitam mais tempo da equipe e que podem ser delegadas a um parceiro. A terceirização de TI enxuga grande volume das atividades operacionais do departamento, proporcionando a vantagem de economizar tempo do gestor com o envolvimento em atividades desse tipo.

Atendimento personalizado, alta disponibilidade, monitoramento full time, parceria com as empresas de telecomunicações, além da oferta de rede com utilização inteligente de dados são as principais vantagens da terceirização.

Ainda, a terceirização de TI possibilita a otimização dos recursos existentes e redução dos custos do departamento, facilitando o envolvimento da equipe em projetos mais alinhados para os objetivos de negócio da companhia.

Quanto mais tempo a equipe de TI se dedicar aos objetivos do negócio, mais rápido a empresa crescerá e se colocará à frente da concorrência.

Estabeleça uma comunicação unificada

A comunicação correta e única dentro da empresa possibilita que os funcionários se comuniquem de forma fácil e rápida em um mesmo canal. Com comunicação externa e interna mais centralizada, os gestores podem aplicar uma gestão da informação mais refinada.

Uma TI estratégica deve ser alinhada com uma comunicação unificada, para redução de meios de comunicação disponíveis em apenas um, sem perda de mais informações privilegiadas que possam vir a ser transmitidas fora dela. Assim, o controle das informações é essencial para construir uma vantagem do negócio no mercado competitivo.

Quais são as tendências para uma gestão de TI estratégica?

A tecnologia está em constante estado de mudança, com novas inovações sendo anunciadas diariamente. Isso, então, torna a tecnologia uma espada de dois gumes para as empresas: ela ajuda a atingir metas, mas é frequentemente acompanhada por desafios.

Por exemplo, perder o acesso à internet significaria uma perda nas respostas e nas vendas do inquérito. Falhas frequentes e incapacidade de acessar aplicativos importantes durante o dia de trabalho atrasariam as entregas.

Os funcionários serão forçados a trabalhar mais horas para recuperar o atraso — o que pode gerar uma insatisfação na empresa.

Hoje a tecnologia permite acessar dados e arquivos, bem como executar diversas tarefas pela internet. Ou seja, não há mais a necessidade de instalar vários programas no computador para executar as mais diferentes tarefas, pois um funcionário consegue acessar serviços de forma on-line onde quiser e quando necessitar.

Com a tecnologia em constante evolução é preciso criar estratégias de gerenciamento de ativos para ficar à frente do jogo. O ritmo acelerado do avanço tecnológico leva os empresários a prosperar e expandir mais. Estratégias eficazes de gerenciamento de TI ajudam a manter sua vantagem competitiva.

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre gestão de TI? Então nos siga agora mesmo no FacebookLinkedInInstagramTwitterYouTube!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *