Como otimizar os processos diários da empresa com o cloud computing

Como sabemos, hoje em dia, o mercado encontra-se em uma realidade na qual as mudanças ocorrem de forma extremamente rápida. Não por acaso, é possível encontrar diversos mecanismos que podem auxiliar a empresa tanto na otimização de seus processos quanto no seu crescimento sustentável.

Para alcançar a eficiência necessária e atender os clientes com a competência requerida pelos padrões atuais, um dos melhores serviços para se utilizar é o cloud computing.

Em linhas gerais, a computação em nuvem é o uso de recursos acessíveis exclusivamente pela Internet que são entregues para uma empresa em diversos níveis, entre outros, tais como:

  • servidores de armazenamento de dados e arquivos;
  • softwares gestores de projetos e finanças;
  • programas de otimização de processos.

Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto? Então continue com a gente até o fim e confira informações imperdíveis!

Afinal, como otimizar os processos diários da empresa com o cloud computing?

Primeiramente, para atuar com a computação em nuvem, é preciso contratar os serviços de uma empresa terceirizada, a qual fornecerá todas as formas de acesso e cuidará da manutenção de tudo o que é utilizado e armazenado.

No mercado, existem companhias de diversos tamanhos oferecendo serviços de computação em nuvem, incluindo também as gigantes do mercado de tecnologia, que possuem plataformas com uma gama excepcional de aplicativos que podem ser aproveitados e trazer a transformação que a empresa precisa.

Seus softwares possuem integração entre si, fazendo com que departamentos da empresa possam conversar e trocar informações sem a necessidade de interrupções no trabalho diário. Com isso, é exponencial a otimização dos processos, e o ambiente fica propício para insights da equipe sobre como melhorar cada vez mais o próprio trabalho.

Existe também a opção de obter outros tipos de nuvem, como privada ou híbrida, que funcionam dentro da intranet da empresa ou em uma mistura de ambientes público e privado. No entanto, para isso, há também a necessidade de possuir profissionais que cuidem desse entorno. Então, a relação custo-benefício deve ser muito bem avaliada.

Quais são os principais benefícios adquiridos com o uso do cloud computing?

Escalabilidade dos serviços oferecidos

Quando um serviço é oferecido na nuvem, ele deve ser capaz de atender empresas de todos os portes e de se adaptar ao crescimento das instituições que o utilizam. Ter escalabilidade significa poder contratar, retirar e atualizar os serviços usados a qualquer instante, evitando qualquer burocracia.

Com essa nova forma de trabalho, uma empresa pode, por exemplo, contratar um serviço de armazenamento que a atenda naquele momento. Caso ela venha a necessitar de uma capacidade maior, basta que mais espaço seja solicitado diretamente no sistema, de forma fácil e instantânea, mantendo os custos e os recursos sempre aderentes ao que o negócio precisa.

Maior produtividade da equipe nas tarefas

 

Com toda a equipe usando os mesmos programas no mesmo ambiente, a curva de aprendizado para alcançar a eficiência total fica menos acentuada. Todos podem se ajudar. Até mesmo os novos colaboradores terão um auxílio mais acessível e processos mais estruturados.

Trabalhando dessa forma no dia a dia, sem nem mesmo perceber, os departamentos vão dominando suas tarefas de forma altamente veloz. Os problemas com sistemas operacionais também passam a ser mitigados, pois não é incomum que dois funcionários de uma mesma área tenham experiências diferentes com os programas utilizados.

Isso pode ocorrer, por exemplo, devido a versões diferentes do Windows, ao uso de outros sistemas operacionais ou, até mesmo, à falta de atualizações. O ambiente que é usado na nuvem está configurado de uma forma única para todos, assim não há perda de produtividade com problemas bloqueantes no trabalho que podem surgir nos momentos mais inesperados.

Disponibilidade em altíssimo nível

No geral, é praticamente nula a chance de a nuvem não estar acessível a todo instante e de qualquer lugar. Ter um ambiente próprio instalado na empresa e, às vezes, de forma independente nos computadores, é um dos fatores mais impactantes na falta de disponibilidade de serviços.

Com a adesão ao cloud computing, as informações, desde as mais simples até as mais complexas, estarão acessíveis a qualquer instante para quem precisar. Dessa forma, um analista pode encontrar tudo de que necessita para fechar um faturamento em sua mesa, assim como um diretor pode buscar aquilo que vai ajudá-lo a fechar um negócio do outro lado do mundo, usando somente seu smartphone.

Manutenção das informações com maior segurança

Os prejuízos resultantes da perda ou do roubo de informações confidenciais podem chegar a níveis extremos. Temos muitos exemplos de grandes empresas que tiveram dados de clientes vazados e, com isso, perderam muito valor de sua imagem perante o público.

Não é à toa que os gastos com segurança sempre se encontram entre os mais expressivos no meio digital, pois, a qualquer momento, uma invasão ou um vírus pode parar completamente o funcionamento de um negócio.

As empresas que oferecem serviços na nuvem não ficam para trás nesse quesito. Além de se aplicarem de forma intensa na segurança digital, também investem muito para que a mão de obra esteja cada vez mais capacitada para evitar crises e proteger os dados guardados.

Não existe um ambiente virtual 100% impermeável, mas é seguro afirmar que, na nuvem, é onde se encontra a segurança mais eficiente para armazenar informações.

Recursos mais gerenciáveis

Ainda é relativamente comum encontrar empresas que possuem data centers próprios, muitas vezes funcionando com hardware e software ultrapassados e equipamentos com cabos e roteadores desatualizados já no final de sua vida útil. Dessa maneira, não é possível sequer estimar o quanto isso está mesmo auxiliando a instituição.

Quando se migra para o cloud computing, esse problema é eliminado. É possível controlar os serviços que realmente são necessários para o momento da empresa e estimar ganhos e perdas com as mudanças antes mesmo de realizá-las.

A tomada de decisão dos rumos do negócio também se torna mais precisa, já que remanejamentos de recursos podem ser feitos a partir do momento em que uma equipe grande para cuidar de ambientes pesados não é mais necessária.

Quando se pensa na migração para essa nova forma de trabalho, esses são os pontos que mais trazem impacto positivo, às vezes até de forma imediata nos processos diários da empresa.

Possuir uma equipe totalmente acostumada com o ambiente, assim como programas que podem trazer diversos relatórios de forma programada e automatizar processos que consomem muitos recursos, é uma das coisas que fazem o cloud computing ser a ferramenta mais interessante de se possuir no mercado atual em busca do sucesso.

Gostou de descobrir alguns dos principais ganhos que o cloud computing pode trazer para sua empresa? Aproveite que está por aqui, assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que acontece no universo da tecnologia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *