Blog

6 boas práticas para otimizar o processo de suporte de TI

6 boas práticas para otimizar o processo de suporte de TI

Sabemos que o suporte de TI é fundamental para o processo produtivo das empresas. Seja dando suporte à realização das atividades ou otimizando os procedimentos por meio da automação, a área de Tecnologia da Informação tem ganhado maior espaço no ambiente corporativo. Isso graças aos avanços e às inovações de gestão, que atualizam e otimizam os processos do departamento nas companhias de diferentes mercados.  O suporte técnico tem de lidar com vários desafios no cotidiano corporativo, como manter os equipamentos seguros e garantir que eles funcionem adequadamente. Além disso, ele Continue lendo

Qual o papel da TI na gestão empresarial?

Qual o papel da TI na gestão empresarial?

É fato que a tecnologia vem avançando nos mais diversos segmentos da sociedade, facilitando, por meio da automatização de atividades, procedimentos que eram manuais. Isso tem auxiliado as instituições a se expandirem no mercado, muito por conta do aumento da produtividade gerado por ela. Aliás, a TI na gestão empresarial assume papel fundamental na busca por formas de aprimoramento dos processos organizacionais. Isso ocorre tanto na parte de operacionalização quanto no controle e monitoramento das atividades, uma vez que é capaz de fornecer dados estratégicos para os líderes corporativos. Pensando Continue lendo

6 vantagens da terceirização de gerenciamento de serviços de TI

6 vantagens da terceirização de gerenciamento de serviços de TI

A opção pela terceirização de gerenciamento de serviços de TI tem sido crescente nas empresas, especialmente no último ano. Um fator determinante para a ocorrência desse fenômeno foi a aprovação do Projeto de Lei (PL) 4.302/1998, que viabiliza a terceirização para as atividades-meio e atividades-fim. Em 2017, a PL foi atualizada por meio da Lei 13.429. Entretanto, antes mesmo da alteração dessa lei, o Brasil já dispunha de um grande número de contratados por esse regime ou, especificamente, 18,9% do total de empregados brasileiros.  Além da TI, os principais serviços buscados por meio da terceirização são os Continue lendo

Como um bom gerenciamento de redes ajuda a elevar o ROI em TI?

Como um bom gerenciamento de redes ajuda a elevar o ROI em TI?

O cálculo do ROI em TI é um assunto que vem sendo debatido há anos por executivos, a fim de obter aprovação de investimentos com uma análise precisa de retorno. No entanto, alguns gestores possuem dificuldade em elevar o ROI em TI de sua empresa. Retorno sobre investimentos é uma questão complicada. É relativamente fácil ter o total de despesas com software e amortizar isso por determinado período. Porém no monitoramento de redes, a análise não considera o que o software oferece na realidade e somente Continue lendo

Entenda a relação entre arquitetura e gestão de infraestrutura em TI

Entenda a relação entre arquitetura e gestão de infraestrutura em TI

A maioria das empresas atuais têm seu negócio dependente da infraestrutura de TI, que precisa ser dimensionada para alinhar o operacional com o tático, garantindo o bom desempenho das atividades, para que tudo esteja adequado às suas necessidades. Assim, a arquitetura revela a sua importância, pois permite um melhor aproveitamento de cada elemento da TI nas empresas, ao organizar os processos de negócios com a infraestrutura de TI, refletindo nos requisitos de integração e padronização do modelo operacional da empresa. Leia o texto e entenda a diferença Continue lendo

Saiba os 5 benefícios do SLA para o setor de TI

Saiba os 5 benefícios do SLA para o setor de TI

A transformação digital fez da prestação de serviços em TI uma atividade extremamente ampla. A diversidade no setor é tão grande que estabelecer um acordo com os requisitos a serem entregues pode ser um desafio. Nesse sentido, o Service Level Agreement (SLA) mostra-se uma ferramenta insubstituível. Entretanto, é natural ter algumas dúvidas quanto a isso. Afinal, qual é a relevância do SLA para o setor de TI? Qual é a diferença entre ele e os KPIs? E quais são os benefícios da sua implementação? Para Continue lendo

7 aspectos da relação entre comunicação e TI que você deve ficar atento

7 aspectos da relação entre comunicação e TI que você deve ficar atento

Comunicação e TI têm uma relação de dependência mútua. Boa parte da comunicação interna ou externa das empresas depende de algum recurso tecnológico, como e-mail, telefonia, intranet, internet, entre outros. Por outro lado, o uso eficiente de sistemas, aplicativos e softwares só ocorre quando há uma boa estratégia de comunicação, com treinamentos, manuais, vídeos e demonstrações. Uma pesquisa do PMI indicou que 2 em cada 5 projetos não alcançam os objetivos de negócio previamente estabelecidos, sendo que 50% dos insucessos têm a comunicação pobre e pouco objetiva como Continue lendo

Afinal, o que é vantagem tecnológica e por que investir nisso?

Afinal, o que é vantagem tecnológica e por que investir nisso?

Com o amplo leque de produtos e serviços similares disponíveis no mercado, ter qualidade já se tornou algo básico. Hoje, o novo consumidor busca por marcas que inovem, tragam um bom suporte e invistam na tecnologia de ponta a fim de obter uma melhor experiência e jornada de compra. Uma empresa que tenha vantagem tecnológica consegue se diferenciar diante a concorrência e ganhar a confiança dos consumidores. E todos nós já sabemos o que significa um cliente leal: redução de custos e receita garantida, não é mesmo? A Continue lendo

Como otimizar os processos diários da empresa com o cloud computing

Como otimizar os processos diários da empresa com o cloud computing

Como sabemos, hoje em dia, o mercado encontra-se em uma realidade na qual as mudanças ocorrem de forma extremamente rápida. Não por acaso, é possível encontrar diversos mecanismos que podem auxiliar a empresa tanto na otimização de seus processos quanto no seu crescimento sustentável. Para alcançar a eficiência necessária e atender os clientes com a competência requerida pelos padrões atuais, um dos melhores serviços para se utilizar é o cloud computing. Em linhas gerais, a computação em nuvem é o uso de recursos acessíveis exclusivamente Continue lendo

Como aplicar design thinking na gestão de TI e quais os benefícios?

Como aplicar design thinking na gestão de TI e quais os benefícios?

Há uma nova prática altamente utilizada por empresas e por diversas áreas que vem ganhado também espaço na gestão de TI. A metodologia favorece com que a equipe melhore sua performance e ganhe maior visão de como melhorar produtos e serviços, além de como criar novos. Então, que tal saber como aplicar design thinking? Ao estimular a criatividade, a área de TI consegue se aproximar mais dos usuários, entender suas dores e destrinchar sua jornada de compra, experiência e atendimento. Com isso, é possível oferecer uma solução mais completa Continue lendo