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Automação de processos de TI contribui para o crescimento da empresa?

17 de abril de 2019
Por Felipe Alves

A automação de processos de TI colabora para que as empresas aumentem a sua produtividade, reduza custos, elimine desperdícios, consiga minerar os dados que auxiliem a tomada de decisões e tenha margem para escalabilidade. Com o advento da transformação digital, não cabe mais trabalhar sem utilizar essa ferramenta.

A soma desses fatores resultantes do uso da automação culmina em uma produção mais planejada, crescimento escalar e aumento de receita. É evidente que a automação é apenas uma ferramenta; para que os resultados sejam alcançados, a empresa precisará fazer um trabalho de mudança de cultura operacional, alinhando a equipe à nova realidade.

Neste post, veremos quais são os benefícios da adoção da automação de processos de TI para as empresa. Confira!

Foque no negócio

A automação libera os colaboradores de atividades rotineiras e burocráticas, deixando-os livres para atuar em atividades estratégicas que tem ligação direta com o core business da empresa. Com a equipe de TI livre, sobrará mais tempo para buscar novas soluções tecnológicas e realizar estudos de tendências que podem ser agregadas às operações.

Em termos gerais, a automação diminui a necessidade de mão de obra reativa, que age para consertar problemas, abrindo espaço para a mão de obra proativa, prevenindo e evitando problemas, garantindo uma maior disponibilidade do sistema.

Com o novo papel do setor de TI dentro das empresas, deixando de ser um mero agente que mantém computadores funcionado e se tornando parte integrante das estratégias de sucesso do negócio, trabalhar de forma reativa é totalmente contraprodutivo.

No trabalho reativo, a infraestrutura sempre vai ter paradas, pois não há nenhum tipo de trabalho preventivo ou monitoramento. O profissional de suporte fica vinculado a problemas, pois só aparece quando algo estraga e passa a ser a última pessoa no mundo que os gestores da empresa gostaria de ver na frente.

Para a empresa que presta serviço de suporte, o trabalho reativo fica todo baseado em visitas, reduzindo a capacidade de crescimento e abrindo margem para atrasos e perda de prazos.

A solução é a utilização de uma ferramenta de help desk que permita a automação e gestão de suporte, com gerenciamento de tickets e ações proativas.

Reduza custos

A automação permite uma melhor análise sobre a capacidade produtiva da empresa. Com as métricas e indicadores obtidos, é possível observar a eficácia ou ineficácia de determinados setores, e de quem é a falha. Essa ação pontual reduzirá o tempo, o desperdício e as paradas produtivas, gerando redução de custos com retrabalhos e contratações extras.

Além disso, em caso de necessidade de realocação de orçamento, com a automação será possível produzir mais, com menos, o que permite a manutenção de uma equipe mais enxuta, liberando capital para investimento em outras áreas.

Diminua a margem de erro

Quem trabalha como fornecedor de suporte, atendendo a vários clientes, está sempre sujeito a erros, e ele pode ser fatal. Esquecer-se de fazer um backup, por exemplo, pode causar um dano irreparável, como a perda de dados que podem levar uma empresa à falência. Já esquecer uma atualização e permitir que as pessoas trabalhem com um software desatualizado abrirá brechas para tentativas de invasão por hackers.

Não atender um ticket importante pode travar toda a infraestrutura de um cliente e joga a sua reputação lá em baixo. Além de perder o cliente, sua empresa perderá o marketing boca a boca e terá uma recomendação baixa nos sites de avaliação de reputação.

Somos seres humanos e estamos passíveis ao erro, então precisamos sempre lançar mão das ferramentas que facilitam o nosso trabalho.

Os profissionais de suporte podem contar com sistemas de gestão que oferecem a oportunidade de automatizar tarefas, gerenciar tickets e fazer monitoramento remoto. Tudo isso reduz muito a margem de erro, sendo que o foco deixa de ser a resolução de problemas um a um e passa a ser a programação de tarefas autônomas em bloco.

Utilize os dados como norteador da gestão

Outra vantagem do uso da automação de processos de TI é a oportunidade de ter acesso às métricas e indicadores relacionados ao trabalho, ao desempenho da infraestrutura e ao desempenho individual de cada profissional. É claro que tudo isso demandará uma ferramenta de gestão, que centralize as informações em um banco de dados ou consiga produzir relatórios extraindo dados de múltiplas fontes.

Com a análise desses dados, será possível criar planos de melhorias, identificar os gargalos da infraestrutura e identificar os profissionais que necessitam de treinamento ou reciclagem. Além disso, também é possível ver e os clientes que estão com dificuldade de lidar com alguma ferramenta do sistema novo.

A gestão orientada a dados já deixou de ser uma tendência e se tornou uma necessidade. Não estamos falando mais de um diferencial de mercado, mas de algo inerente à transformação digital, o que significa que as empresas que não focaram nesse modelo certamente serão absorvidas pela concorrência.

Melhore o desempenho da empresa como um todo

Como o setor de TI automatizado, rodando bem, com controle de processos e análises de métricas, toda a empresa se beneficia. Além disso, várias das ferramentas de automação poderão ser utilizadas por outros setores da corporação. Sistemas de gestão específicos para as outras áreas também são implementados e monitorados pelo TI.

Com a conexão do ERP aos demais sistemas e aplicativos da empresa, a integração fica mais fácil, assim como a automação da gestão da empresa. O gestor poderá obter os indicadores utilizando dados de fontes diferentes com a automação de mineração de dados. Tudo isso tem o funcionamento garantido graças à equipe de TI, que ganhará com a automação interna.

Nesse post, vimos como a automatização de processos de TI é uma estratégia importantíssima, para a melhora da performance de um setor cada vez mais fundamental para crescimento e evolução de qualquer empresa. Se a sua empresa busca mais eficiência e um diferencial de mercado, ela precisa adotar já a automação em seus processos de TI.

Gostou do post? Quer saber como levar a automação de processos de Ti para a sua empresa? Entre em contato conosco e descubra. Estamos à disposição!