Banner image

Relatórios Gerenciáveis: qual a importância para a tomada de decisão?

27 de setembro de 2019
Por Luis Garcia

Os relatórios gerenciáveis se tratam de documentos projetados para reunir informações de grande utilidade para avaliações do desempenho da empresa, assim como para entender a atual realidade em que ela se encontra. Sendo assim, cada um dos relatórios deve ser considerado como fator crucial para a tomada de decisões.

O uso desses relatórios traz uma série de benefícios indispensáveis para a otimização do bom funcionamento do negócio. Na área de desenvolvimento, por exemplo, o uso desses documentos pode auxiliar muito na execução de métodos mais ágeis, proporcionando o suporte necessário para fazer com que as reuniões sejam mais rápidas.

Neste post falaremos um pouco mais a fundo sobre os relatórios gerenciáveis, destacando suas vantagens e principalmente o porquê de ser tão importante para o processo decisório. Boa leitura!

Quais são as vantagens dos relatórios gerenciáveis?

Como já foi introduzido, existem uma série de benefícios que os relatórios gerenciáveis traz à empresa que o adota e é sobre isso que falaremos agora. Afinal, quais vantagens são essas? Confira!

Aquisição de dados

Esse é um dos fatores que dão as principais características ao método. A aquisição de dados é o que faz com que os relatórios gerenciáveis tenha sua grande importância em entender qual a situação de tudo o que está acontecendo dentro da empresa e partir para as devidas soluções de cada caso.

Além disso, ter o controle dos dados do negócio é essencial para que as outras partes que necessitam desses dados sejam executadas. Isso sem contar que a partir dos dados é possível traçar soluções alternativas para possíveis problemas que forem encontrados no processo.

Manutenção e controle dos processos

Além da identificação de riscos e falhas, os relatórios também auxiliam a equipe de TI em outras questões como a manutenção dos equipamentos e também o controle dos processos de TI. Também vale ressaltar a possibilidade maior de evitar a recorrência de problemas que podem acontecer ao decorrer do processo, permitindo que o gestor aja de forma mais proativa em relação a isso.

Aumento da transparência

Além do ganho de informação gerado pela aquisição de dados, a empresa também passa a desenvolver uma cultura interna mais transparente e focada na estratégia do negócio. 

Todos os colaboradores passam a ser motivados a se organizarem de forma mais precisa em relação aos dados que estiverem sendo gerados pelas atividades, algo que quando bem trabalhado não se perde com o tempo nem com as mudanças que acontecerem nos times que compõem a empresa.

Ao construir essa cultura dentro do ambiente de trabalho, benefícios referentes à imagem que a empresa tem dentro do mercado também começam a surgir. Se preocupar com melhorias contínuas e com a transparência do negócio faz toda a diferença e também chama a atenção de mais clientes. Ações como essas também devem ser ressaltadas em momentos de negociação para gerar mais credibilidade.

O que é necessário para elaborar um relatório com precisão?

O principal objetivo do relatório é a primeira coisa a ser definida no processo em que ele está sendo elaborado. Ou seja, saiba exatamente o público que você quer atingir e como atingi-lo. Ser objetivo também é algo que deve ser priorizado para fazer com que o documento seja mais breve, indo direto ao ponto, evitando enrolação e dispersões que fujam do objetivo principal.

Incluir informações relevantes para a empresa

Complementando a objetividade também temos de considerar a relevância do relatório gerencial. A seleção das informações que, de fato, importam é primordial para assegurar a devida qualidade que o relatório precisa, sempre considerando a estratégia da empresa.

Ter critérios para escolher os indicadores

Compor um relatório de qualidade também tem a ver com uma boa escolha dos indicadores de desempenho que a empresa usa. Para essa seleção é necessário que seja feita uma adoção dos critérios que vão ser usados como importância, simplicidade, abrangência e outros fatores que servem como indicadores de consistência da objetividade do conteúdo.

Planejar a apresentação do relatório

Feito a reunião de todos os fatores citados anteriormente chega o momento em que é necessário o planejamento e a apresentação do relatório, pode-se dizer que essa é uma das etapas mais fundamentais para o processo.

Nessa fase é muito importante prestar atenção no volume de informações presentes no relatório, tendo em mente que, para ser objetivo, é necessário que os dados sejam filtrados para ter somente aqueles que são, de fato, relevantes para a apresentação.

A linguagem que for usada na apresentação deve estar de acordo com o tipo de público que ela deve atingir, gerando uma conexão maior para com o seu público-alvo. E então, deve-se dar bastante importância à forma com que as informações vão ser representados, é um ponto que deve ser levado muito a sério, principalmente quando se trata de gráficos e afins.

Selecionar os responsáveis por cada processo de produção

Após feito todo o planejamento do relatório, é chegado o momento de iniciar o processo de produção do documento, garantindo que estejam inseridos nele todos os fatores de qualidade previamente citados.

Sendo assim, agora só resta a identificação e seleção dos responsáveis por cada etapa do processo produção, essa é a última fase e também tem uma grande importância para que tudo saia como planejado e se tenha um bom relatório gerencial como resultado.

Quais são os benefícios de contar com relatórios personalizáveis?

Os relatórios personalizáveis partem do mesmo princípio e têm a mesma funcionalidade que o normal, porém podem ser personalizados para atender temas específicos em cada um dos relatórios, tornando mais prático a segmentação deles em horas trabalhadas, por exemplo.

A Milvus, por exemplo, é uma empresa que oferece relatórios gerenciais personalizáveis, o que agiliza muito o processo de produção dos relatórios, proporcionando mais ganho de tempo e, até mesmo, reduzindo possíveis falhas que podem ocorrer durante o processo, já que contará com os serviços de uma empresa terceirizada que é especializada nisso.

Se interessou pelos relatórios gerenciáveis e gostaria de aplicar em sua empresa? Entre em contato com a Milvus agora mesmo e saiba como nós podemos ajudá-lo com isso!