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Qual a importância do planejamento estratégico de TI?

19 de outubro de 2018
Por Felipe Alves

As empresas têm notado, cada vez mais, que um planejamento estratégico de tecnologia da informação (TI) pode contribuir para o sucesso do negócio. Trata-se de um processo de gerenciamento do setor que busca avaliar as condições externas e internas da organização para alocar os recursos de maneira adequada.

A partir de uma análise detalhada do orçamento, da infraestrutura e de outros aspectos necessários para que o departamento funcione, os profissionais podem organizar melhor suas metas e rotinas. Dessa forma, os gestores contribuem para a sustentabilidade da empresa e oferecem um melhor suporte aos usuários.

Neste post, você vai entender melhor como o planejamento estratégico de TI funciona na prática e qual a sua importância! Boa leitura!

Quais as vantagens do planejamento estratégico de TI?

Gestores de qualquer setor empresarial sabem que o planejamento estratégico periódico é essencial para o bom funcionamento dos serviços. Confira, a seguir, as vantagens de fazê-lo no setor de tecnologia!

Tomadas de decisão

Um planejamento bem detalhado é capaz de mostrar ao gestor, em uma visão mais ampla, os pontos fortes e fracos do departamento. Isso contribui para que ele perceba o que é necessário fazer para otimizar os processos da área e elevar a efetividade dos serviços prestados.

A partir dessa avaliação, podem ser definidos planos de ação mais precisos e adequados às necessidades. Afinal, as decisões tomadas terão como base dados reais sobre a operação.

Redução de custos

A emissão de relatórios estratégicos dá à empresa uma percepção mais ampla dos ganhos e dos custos associados. Assim, é possível fazer um melhor controle de gastos. Com isso, o orçamento é melhor administrado e podem ser estabelecidos quais devem ser os investimentos prioritários, de acordo com os objetivos da organização.

Alinhamento de processos internos

O aumento da visibilidade da empresa no mercado depende muito da comunicação interna e do alinhamento de seus processos. Nesse sentido, o planejamento de TI pode contribuir para uma definição de métricas mais adequada e para um atendimento apropriado das necessidades de cada setor.

A partir desse processo, o departamento alinha-se às outras áreas e passa a trabalhar conforme o ritmo da organização. Essa sinergia é essencial para que os resultados almejados pela empresa sejam plenamente atingidos.

Disseminação da proatividade

É fato que, quando se antecipa às demandas e às oportunidades de melhoria no setor de TI, toda a equipe fica mais engajada em atendê-las. Isso ocorre porque é criada uma perspectiva de futuro positiva e possível de ser realizada pelos profissionais.

Para que esse ânimo seja efetivo na prática, é importante oferecer treinamentos que eduquem os funcionários a manter o foco. Dessa forma, é possível criar uma cultura de proatividade entre os colaboradores.

Como implementar o planejamento estratégico de TI?

O planejamento estratégico de TI, quando bem elaborado e executado, pode garantir um desempenho satisfatório para a empresa. Isso porque a organização prévia dos recursos otimiza processos, bem como aumenta a produtividade e a competitividade no mercado.

Para isso, além desse plano, é importante que os gestores tenham algumas atitudes com o intuito de que todos façam parte do projeto e contribuam para o crescimento da instituição. Veja, a seguir, dicas de como implementar o planejamento no setor de TI!

Engaje a equipe

Mecanismos de engajamento da equipe estão entre os principais investimentos que o setor de TI deve fazer para obter resultados. Isso porque a cooperação é crucial para a execução do plano estratégico. Portanto, cultivar práticas que incentivem a equipe a manter o foco e a participar das soluções pode contar pontos positivos.

Atue em conjunto

A atuação conjunta com outros setores também deve ser buscada. Na verdade, a real eficiência da área de TI só se dá por esse caminho. Afinal, apenas a integração garante o alinhamento dos processos e o atendimento às demandas.

Por esse motivo, é importante criar canais de comunicação entre o departamento de tecnologia e as outras áreas da organização. Isso permite a troca de informação entre gestores e torna a rotina corporativa mais dinâmica e eficaz.

Estabeleça metas e métricas

É importante, ainda, ter metas bem definidas e possíveis de serem alcançadas. Um bom direcionamento dos colaboradores para as atividades contribui para a otimização dos processos de TI. Vale lembrar que é importante fazer o acompanhamento constante do cumprimento dos objetivos estipulados.

Determine o orçamento

Os investimentos em tecnologia, em geral, são altos e exigem organização financeira. Por isso, é importante ter um orçamento previamente definido e direcionado ao atendimento do planejamento estratégico. Além disso, quando têm ideia do valor disponível para o setor, os gestores de TI sabem como distribuir esses recursos.

Qual a importância do planejamento estratégico de TI?

Hoje, no mercado, a competitividade é cada vez mais alta e as empresas se sentem sufocadas ao empreender. O alto número de estabelecimentos dos mais diversos ramos, de certa forma, força as instituições a buscarem diferenciais para se destacar e ganhar a credibilidade dos consumidores.

O setor de tecnologia, nesse sentido, auxilia muito as organizações. A otimização do tempo e dos processos de produção por meio de ferramentas tecnológicas aumenta a produtividade dos colaboradores, eleva os lucros e minimiza as perdas.

Entretanto, para que isso ocorra, é necessário ter um planejamento estratégico de TI claro e bem-direcionado. Isso porque a organização da equipe é uma das principais responsáveis pelo alcance dos objetivos. Portanto, elaborar e monitorar o cumprimento do planejamento pode ser positivo para a empresa, em todas as suas vertentes.

O avanço das tecnologias trouxe grande impacto ao mercado. O aumento da produção e da qualidade dos produtos causa uma disputa constante e acirrada entre as empresas. O resultado disso é que, aquelas que não se adaptam, ficam atrás no gosto do consumidor.

O planejamento estratégico de TI, portanto, é o que define a rotina, as ferramentas e os investimentos adequados. Assim, o setor pode atender da melhor maneira às necessidades e às demandas do clientee da instituição.

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