Tutorial: Primeiros Passos com Milvus Help Desk

Olá, seja bem vindo e obrigado por escolher a plataforma Milvus para Gestão de sua TI e Help Desk!

Aqui nesta página de Tutorial e Primeiros passos com o Milvus você aprenderá tudo o que precisa para já começar a utilizar a plataforma de maneira fácil e rápida, aprender como instalar os agentes Milvus Client nos terminais, configurar seus primeiros clientes, abrir seus primeiros chamados e muito mais. Vamos lá?

Para começarmos, sugerimos que assista ao breve vídeo logo abaixo. Nele damos uma introdução ao sistema de help desk e portal Milvus e todas as dicas para que você possa rapidamente começar a usar o sistema:

 

Dúvidas frequentes:

É comum para quem está começando ter algumas dúvidas sobre como começar. Por esta razão, listamos aqui às dúvidas mais comuns de outros usuários com as respectivas respostas com passo a passo, para que você conheça o melhor caminho para começar de forma rápida e ágil. Vamos lá?


• Como fazer login no meu painel de controle?

Para efetuar seu painel administrativo da plataforma Milvus, é necessário acessar a área do cliente no endereço portal.milvus.com.br e utilizar o usuário e senha cadastrados por você. Caso você não se lembre, confira sua caixa de e-mail, pois o sistema envia as suas informações cadastradas.

Note que aqui no topo do nosso website, logo à direita, há um link para a “Área do Cliente” (Portal do Gestor), sempre disponível para fácil acesso e localização. Desta forma, sempre que navegar em nossas páginas você terá fácil acesso ao seu portal do gestor Milvus.


• Como cadastrar meus clientes (empresas)?

Logado no painel administrativo, clicando no MENU superior na esquerda navegue até o menu CADASTROS, clique e selecione o menu CLIENTES. Agora no canto superior direito clique no botão +CLIENTES, preencha os campos corretamente e depois clique no botão SALVAR no canto superior direito.


• Onde faço o download do agente Milvus Client?

– Agente de monitoramento para Terminais Desktop e Servidores

O repositório de Download do Milvus Client está localizado na Amazon Hosting, o link para acesso é obtido dentro do painel do administrador.

Quando você se cadastra no sistema Milvus, pode se logar na área do cliente no endereço portal.milvus.com.br e fazer o Download dos agentes.

O Milvus Client para tablets e celulares estão localizados no mesmo local dos agentes para terminais e servidores.

– Agente para dispositivos Mobile (Tablets, Smartphones)

O Milvus Client para tablets e celulares estão localizados no mesmo local dos agentes para terminais e servidores.

O repositório de download do Milvus Client também está localizado na Amazon Hosting, o link para acesso é obtido dentro do painel do administrador no endereço portal.milvus.com.br. O diferencial que você pode baixá-los diretamente da Google Play Store e AppStore em seu aparelho.


• Como instalar o Milvus Client nos terminais?

  1. Localize o arquivo baixado em seu terminal ou servidor. (Lembre-se de que você precisa ser o administrador do terminal ou servidor parar prosseguir com a instalação);
  2. Execute o arquivo com permissões administrativas: O Milvus Client solicitará seu usuário e senha;
  3. Informe a empresa. (É importante que você a tenha cadastrada, conforme informamos logo acima);
  4. Na próxima tela, o Milvus Client irá perguntar se estamos cadastrando um novo terminal. Caso seja a 1ª instalação deste agente, selecione a opção “novo terminal”. Caso contrário, procure o seu terminal na lista de equipamentos exibida ao lado;
  5. Agora o Milvus Client perguntará qual tipo de computador: Se é terminal ou servidor. Selecione a opção de acordo com a função do equipamento;
  6. Pronto, perfeito! Após aguardar o término da instalação do Milvus Client, o agente já estará disponível no system tray (próximo ao relógio) da barra principal de seu sistema operacional, onde será possível abrir chamados em poucos segundos utilizando a exclusiva tecnologia OneClick do Milvus;

 


• Como configurar o Milvus Client nos terminais?

Os agentes Milvus Client coletam dados específicos de acordo o tipo de terminais e servidores quais são instalados. Sendo assim é importante configurar o agente de forma correta, no momento da instalação defina os parâmetros de configuração do seu equipamento.

O processo é realmente muito simples e basta você informar qual a função do computador, se é um terminal ou um servidor. É preciso informar se é um novo terminal ou uma máquina que já existe no inventário de TI da empresa somente no caso de uma re-instalação do Milvus Client. Lembre-se que este equipamento está atribuído à uma empresa.


• Como configurar o Milvus Client no servidor?

A configuração do Servidor é exatamente igual ao do terminal. Sendo assim, é importante configurar o Milvus Client de forma correta dentro do servidor, no momento da instalação você define os parâmetros de configuração do seu equipamento. O processo é simples basta você informar qual a função do computador, neste caso marque a opção “servidor”.

É preciso informar se é um novo servidor ou um servidor que já existia no seu parque de servidores de sua empresa, isso somente no caso de uma re-instalação do Milvus Client. Lembre-se que este equipamento deve estar atribuído a uma empresa, qual foi previamente cadastrada por você anteriormente.


• Como configurar o Milvus Client no Celular / Smartphone?

  1. Depois de baixar o app Milvus Client disponível na loja Google Play (para dispositivos Android), inicie a instalação do agente no smartphone.
  2. Logo de início é preciso se identificar com usuário e senha definidos por você no cadastro. Lembre-se que o Milvus envia os seus dados para o seu e-mail assim que realiza seu cadastro.
  3. Após informar seus dados, o Milvus Client solicitará que você selecione o cliente (Empresa), a qual o celular pertença. Depois é preciso informar se estamos instalando o Milvus Client pela 1º vez, realizando uma nova instalação, ou se você está re-instalando o agente escolhendo instalações existente.
  4. Digite uma identificação para o dispositivo no campo “nome do dispositivo”.
  5. Escolha a forma de sincronização dos dados com o agente Milvus Client: Pode ser Wi-FI e Rede móvel ou apenas Wi-Fi. Neste caso, como estamos configurando um celular / smartphone, selecione “Smartphone” e clique em SALVAR configurações.

• Como configurar o Milvus Client no Tablet?

O procedimento para configurar o Milvus Client em tablets é praticamente idêntico ao feito para configurar celulares e smartphones. Confira:

  1. Depois de baixar o app Milvus Client disponível na loja Google Play (para dispositivos Android), inicie a instalação do agente no tablet.
  2. Logo de início é preciso se identificar com usuário e senha definidos por você no cadastro. Lembre-se que o Milvus envia os seus dados para o seu e-mail assim que realiza seu cadastro.
  3. Após informar seus dados, o Milvus Client solicitará que você selecione o cliente (Empresa), a qual o tablet pertença. Depois é preciso informar se estamos instalando o Milvus Client pela 1º vez, realizando uma nova instalação, ou se você está re-instalando o agente escolhendo instalações existente.
  4. Digite uma identificação para o dispositivo no campo “nome do dispositivo”.
  5. Escolha a forma de sincronização dos dados com o Milvus Client: Pode ser Wi-FI e Rede móvel ou apenas Wi-Fi. Neste caso, como estamos configurando um tablet, basta selecionar a opção “Tablet” e clicar em SALVAR configurações.

E então, tudo pronto para começar?

Acesse agora mesmo o Portal do Gestor e comece já a otimizar sua gestão em TI com nossa plataforma inteligente. Se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco através de nossa ferramenta de Chat, disponível aqui em nosso site e também no portal.

Desejamos sucesso e tenha uma boa gestão!