Banner image

Conheça os 6 principais eventos de TI

7 de outubro de 2019
Por Luis Garcia

Os eventos de TI são uma grande oportunidade que os gestores e líderes têm para conhecer as novidades do mercado, bem como os melhores insights, e gerar ideias que resultem no aprimoramento da inovação e, como consequência, dos resultados da empresa.

Afirmamos que a participação de gestores nesses eventos é de fundamental importância, pois, além de ser uma ótima oportunidade para aprimorar o seu networking, os eventos também são uma excelente ocasião de buscar maior integração com a equipe de TI e a comunidade fora do ambiente de trabalho, em um clima mais descontraído.

Destacamos neste artigo seis dos principais eventos da área de TI que acontecem todos os anos no Brasil. Continue a leitura para saber mais sobre cada um deles e já preparar a sua agenda para os próximos eventos!

1. Fórum Internacional de Software Livre

O Fórum Internacional do Software Livre é um dos mais importantes eventos de TI ocorridos na América Latina. Ele é considerado um dos mais espaços mais relevantes para discussão e proliferação do uso de tecnologias livres para o desenvolvimento humano.

A primeira edição ocorreu na cidade de Porto Alegre, no ano 2000, e o foco do fórum é o uso de ferramentas Open Source e outras tecnologias livres. O conteúdo do evento é distribuído por meio de palestras que, além de ocorrerem ao vivo no local, também são disponibilizadas ao público em geral no site do evento.

No entanto, o futuro dele está meio incerto. Atualmente enfrentando problemas, o FISL foi cancelado em 2017 por falta de patrocinadores. Em 2018, ele chegou ocorrer, porém de forma bastante reduzida. Agora, em 2019, após a eleição de uma nova gestão, ficou decidido que o FISL aconteceria com novo conteúdo, data e local, ainda a serem divulgados.

2. Futurecom

Considerado o maior evento de transformação digital, tecnologia e telecomunicações da América Latina, o Futurecom aborda temas relativos à hiperconectividade e novas tecnologias de comunicação.

Nele, os palestrantes debatem a respeito do uso das principais ferramentas e temas como políticas industriais e demandas de mercado e questões regulatórias, acontecendo em seis trilhas independentes e contando com a presença dos principais nomes da área.

Seus temas variam entre soluções técnicas, comerciais e modelos de negócios em TI, telecomunicações, financeiro, startups, empreendedorismo, entre outros.

Na sua edição de 2019, a ocorrer entre 28 a 31 de outubro, o Futurecom acontecerá em um espaço com 12 auditórios, destinados à apresentação de cases, workshops, palestras e debates, além de oferecer network e troca de experiência aos seus participantes.

3. Festival de Inovação Whow

Já em sua terceira edição, o Festival de Inovação Whow debate sobre inovação, tecnologia e design para negócios. O conteúdo é ministrado por meio de palestras, workshops e debates.

Neste festival, os participantes podem se beneficiar com extensa troca de informações e experiências sobre o uso de tecnologia para inovação nas mais diversas áreas de conhecimento.

Neste ano, o evento teve duração de três dias e contou com a participação de 100 Open Startups. Foram dias intensos com muitas palestras, painéis, mentorias, conexões e visitas nas empresas mais disruptivas do Brasil. O resultado de tudo isso foi a transformação do mindset dos participantes e a possibilidade de evolução profissional.

4. Devcamp

O Devcamp é um grande evento de tecnologia que acontece no interior de São Paulo. Trata-se de uma conferência que busca a capacitação e troca de informação entre os participantes, dando destaque a temas como inovação e tendências do mercado de tecnologia de informação e comunicação.

Em 2019, o evento aconteceu em Campinas e contou com a presença de 36 palestrantes, tendo a duração de aproximadamente 30 horas com extenso conteúdo de muita qualidade. As suas atividades auxiliaram os participantes na ampliação dos seus conhecimentos e facilitaram o networking entre eles, gerando promissoras conexões.

5. Campus Party

Com suas edições sempre ao início de cada ano, sendo amplamente disputadas, o Campus Party é um dos mais requisitados eventos de tecnologia do Brasil. Suas ações multidisciplinares giram ao redor da inovação, criatividade, ciência, empreendedorismo e novidades do universo digital.

São muitos os desafios e atividades proporcionados, o que transforma o evento em uma verdadeira imersão para todos os seus participantes. Para quem vem de outros estados existe até mesmo a opção de acampar no local, para que seja possível aproveitar cada momento do evento.

Entre as suas atividades podemos destacar debates sobre tendências tecnológicas, oficinas para prática de hardware e software, simuladores, startups & makers, hackatons, entre outras.

6. Milvus Summit 2019

Considerado um dos maiores eventos profissionais do mercado de TI do Brasil, o Milvus Summit oferece uma trilha de conhecimento, abordando conteúdos avançados. Seu principal público são os empreendedores que desejam expandir o seu networking, utilizando, para isso, as diversas parcerias oferecidas na feira de negócios.

O Milvus Summit é uma perfeita oportunidade para os gestores de TI, pois os conteúdos são desenvolvidos por profissionais gabaritados que ensinam aquilo que costuma ser a sua prática em seus próprios negócios. Ou seja, ensinam aquilo que fazem de melhor! Além disso, o evento em si favorece o networking e auxilia os participantes a se conectarem com pessoas que podem ajudar a alavancar as suas empresas.

Neste ano, o evento aconteceu em 20 de setembro de 2019 no Hotel Meliá, em São Paulo, e, entre os temas a serem discutidos, estão assuntos como gestão de TI, cibersegurança, estratégias de marketing, além de se apresentar o futuro da plataforma Milvus.

Conhecemos por meio deste artigo alguns dos principais eventos de TI que acontecem anualmente no país. É muito importante que os gestores, assim como os demais colaboradores da empresa, quando possível, participem desse tipo de atividades a fim de alavancar as suas carreiras e aprimorar suas empresas com o que há de mais moderno no mercado.

Os eventos de TI são uma forma rápida e eficiente para conhecer as maiores tendências de um mercado que está em constante modificação, além de alavancar o networking da empresa, se conectar a pessoas de diversas áreas e gerar novas e promissoras parcerias!

Gostaria de saber mais sobre o Milvus Summit? Acesse o site oficial e confira tudo sobre o evento!