Qual o papel da TI na gestão empresarial?

É fato que a tecnologia vem avançando nos mais diversos segmentos da sociedade, facilitando, por meio da automatização de atividades, procedimentos que eram manuais. Isso tem auxiliado as instituições a se expandirem no mercado, muito por conta do aumento da produtividade gerado por ela.

Aliás, a TI na gestão empresarial assume papel fundamental na busca por formas de aprimoramento dos processos organizacionais. Isso ocorre tanto na parte de operacionalização quanto no controle e monitoramento das atividades, uma vez que é capaz de fornecer dados estratégicos para os líderes corporativos.

Pensando na grande responsabilidade que esse segmento assume, elencamos alguns esclarecimentos acerca dos impactos da TI nos rumos de um negócio empresarial. Buscaremos explicar quais são suas funções essenciais e por que a tecnologia tem ganhado maior atenção por parte dos gestores. Não deixe de conferir!

Quais os impactos da TI na empresa?

Para começar, é preciso entender o papel do profissional de Tecnologia da Informação e sua importância para a organização. Afinal, ele é responsável por manter, administrar e assegurar a proteção dos dados gerados em sistemas virtuais em uma empresa, cuidando para que sejam preservados e distribuídos corretamente nos processos corporativos. Também atua para que equipamentos estejam em condições adequadas de operação.

Dessa forma, ele é o profissional que permite que a TI funcione corretamente no ambiente organizacional, graças a atividades de suporte e atendimento ao usuário, incluindo correções e manutenções periódicas. Com esse entendimento, podemos passar para o ponto seguinte: a importância dos ativos de TI para as empresas.

Atualmente, os hardwares e softwares desempenham papéis essenciais, já que fornecem suporte para atividades de comunicação, análise de dados para mapeamento de oportunidades, registros de atividades, etc.

Eles melhoram a precisão das atividades organizacionais gerenciais e operacionais. Também possibilitam a redução do tempo necessário para a realização delas, fazendo com que a produtividade aumente e o atendimento ao público seja mais ágil e eficiente.

A automação dos processos é outro ponto importante, pois contribui para a gestão dos recursos e o alinhamento dos interesses da organização, integrando todos os setores. Devido a esses aspectos, a TI tem recebido cada vez mais investimentos, uma vez que o segmento é capaz de contribuir de forma significativa para o sucesso dos negócios.

Quais vantagens a TI oferece aos gestores e às empresas?

As inovações tecnológicas trouxeram grande avanço no que se refere aos processos internos corporativos. Algumas de suas principais contribuições foram: a redução de desperdícios e erros devido a falhas humanas, a unificação de bases de dados e a melhor distribuição dos recursos das companhias.

Além disso, veja outras colaborações importantes que a TI pode oferecer para as organizações:

Aumento da produtividade

Uma das principais contribuições da TI é a já citada automatização dos processos, que agrega maior agilidade na execução das tarefas. A tecnologia, especialmente a computação, possibilita a  minimização de perdas e de falhas nos procedimentos, mantendo registros de segurança, sistemas de recuperação de dados, recursos de backup, etc.

Essas vantagens são algumas das responsáveis por otimizar o tempo dos funcionários e transpor o foco para tarefas mais relevantes de gestão. Isso porque a diminuição do retrabalho e a automação de tarefas manuais libera os colaboradores para ações que exigem maior raciocínio crítico.

Logo, a produtividade aumenta consideravelmente em vários campos, tornando as empresas mais adaptáveis à competitividade do mercado.

Auxílio na tomada de decisões

O setor de TI pode contribuir muito para a tomada de decisões da gerência. Ao facilitar a acessibilidade às soluções que armazenam e processam dados para fornecerem informações estratégicas, haverá maior propriedade e precisão nas decisões.

Os sistemas também podem tornar mais veloz e organizadas as informações, deixando-as claras e estruturadas para melhor entendimento dos gestores.

Segurança de dados

A segurança e a distribuição dos dados da empresa é uma das principais questões na TI. E não é para menos, pois o vazamento de informações pode pôr em risco uma série de atividades empresariais. Ainda mais quando se trata de documentos que exigem sigilo total, como os dados de consumidores do negócio.

O setor de Tecnologia da Informação, nesse contexto, será responsável por gerir os mecanismos de controle de acesso, tanto pelos colaboradores da empresa quanto pelos clientes, resguardando e tornando seguras informações importantes. Além disso, é importante manter um bom sistema de backup com atualizações contínuas, para que a empresa não sofra grandes perdas de conteúdos.

Promoção da comunicação interna e externa

Uma boa comunicação interna é capaz de promover melhorias no ambiente de trabalho, uma vez que fortifica a interação entre os funcionários, oferecendo espaço para cooperarem mutuamente. A TI é responsável por fornecer e manter meios para isso, como plataformas com interfaces para comunicação (chats), e-mails corporativos, sistema de ramais, entre outros.

Além do mais, o time de tecnologia necessita de boa comunicação com os demais colaboradores, como no caso do processo de abertura de chamados. Por meio dele, a TI consegue disponibilizar, quando solicitada, uma equipe técnica para resolver problemas na empresa.

Também é importante que a empresa mantenha um relacionamento saudável com o cliente. Nesse sentido, a Tecnologia da Informação se torna essencial.

Por meio da geração e da organização de dados, a instituição conseguirá fornecer um atendimento ao consumidor final satisfatório e personalizado, usando informações cadastrais, agrupadas de diferentes meios ou trabalhadas qualitativamente por sistemas. Esses mecanismos promovem a confiança e geram maior visibilidade do negócio no mercado.

Qual o papel da TI na gestão de sucesso?

As áreas e processos de Tecnologia da Informação viabilizam um ambiente de trabalho alinhado aos interesses da empresa. Isso se dá por meio da promoção de uma comunicação eficiente entre gestores e colaboradores, e o desenvolvimento de sistemas que integram o processo produtivo.

O papel de um bom líder de TI, nesse contexto, é o de analisar a estrutura organizacional da empresa, a fim de gerir seus ativos tecnológicos da melhor forma.

Para tanto, ele deverá estar atento aos recursos financeiros, materiais e humanos que a empresa dispõe, buscando entender as suas necessidades e alinhar, sempre que possível, o planejamento da TI aos valores que a instituição mantém.

Além disso, o segmento de tecnologia é capaz de, em uma visão macro, construir bases sólidas para estrutura organizacional. Essa construção prepara a empresa para as mudanças do mercado, tornando-a mais dinâmica e estável perante um cenário econômico imprevisível.

Cada vez mais, as empresas se conscientizam de que o investimento em tecnologia voltado ao crescimento do negócio traz grandes resultados. Afinal, ele eleva a competitividade dos negócios e permite, inclusive, a diversificação de serviços e produtos para os consumidores.

Para estar em uma posição de preferência e confiança do público, é necessário muito mais do que um bom marketing. É preciso aplicar mecanismos e estratégias que unam comunicação e eficiência, além de fornecer um atendimento acessível e eficaz. Tudo isso é possível por meio da TI, que, além de tudo, colabora para uma alta produtividade organizacional.

A importância da TI na gestão empresarial pode ser vista por várias óticas, uma vez que o setor está inserido em quase todos os segmentos e colabora com diversos processos corporativos. Desde a proteção de dados sigilosos até o desenvolvimento de sistemas que facilitem o trabalho dos funcionários, a Tecnologia da Informação está presente de alguma forma.

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