Perfil de cliente: quais são e como identificá-los?

Independentemente do tamanho ou da quantidade de funcionários, o principal objetivo de qualquer empresa é conseguir vender e destacar-se entre seus concorrentes, principalmente em meio a um cenário tão competitivo como o atual. Para isso, não basta simplesmente fechar negócio com o maior número de clientes possível. É necessário realizar uma análise e conhecer o perfil de cliente com quem sua empresa relaciona-se.

Mesmo que sua companhia foque em um determinado nicho do mercado, é muito comum que ela receba diversos tipos de clientes com os mais variados perfis. Assim sendo, cabe a você identificar as dores de cada um e oferecer um excelente atendimento, prezando sempre pela atenção e pela qualidade para todos.

Nesse sentido, conhecer e compreender seus consumidores é de suma importância para que você consiga aproximar-se deles e para que eles, consequentemente, identifiquem-se com a proposta do seu negócio.

Quer saber como conhecer o perfil de cliente e garantir uma solução para as necessidades de cada um? Então, continue a leitura e confira!

Quais são os tipos de clientes?

O primeiro passo para que uma empresa consolide suas vendas é identificar os clientes em potencial, compreender suas necessidades e entender o que eles procuram e do que realmente precisam.

Um erro muito comum é achar que todo cliente é igual e que a saída para fechar uma venda é adotar uma resposta padrão para todas as pessoas que procuram sua empresa. Porém, de nada adianta oferecer um produto ou serviço completo e de qualidade se o atendimento não for adequado a quem entra em contato com a companhia.

Para que essa não se torne a realidade da sua organização, listamos abaixo alguns tipos de perfil de cliente para você conhecer. Acompanhe!

Cliente decidido

O cliente decidido já tem noção sobre o produto ou serviço que você oferece. De forma geral, ele já pesquisou sobre as opções disponíveis na concorrência e está pronto para fechar a venda. É importante saber ouvi-lo, ser prestativo e não demorar no processo de venda.

Cliente indeciso

O oposto do primeiro caso, o cliente indeciso normalmente precisa de mais informações sobre o produto ou serviço ofertado. Para atendê-lo, o vendedor deve fazer algumas perguntas sobre o que ele procura e apresentar as melhores soluções que a empresa oferece.

Cliente comunicativo

Esse tipo de cliente é animado, simpático e descontraído. O atendente deve ficar atento para não interpretar essas características como venda garantida. É importante procurar entender de forma sucinta suas intenções de compra e apresentar as qualidades do produto ou serviço, explicando com propriedade como aquilo vai ajudar a solucionar o problema dele.

Cliente atento

O cliente atento gosta de saber de cada detalhe, faz muitas perguntas ao vendedor e ouve atentamente o que ele tem a dizer. Nesse caso, a dica é oferecer um discurso minucioso, sem pressa e com muita atenção, e todos os dados de que ele precisa. É importante que o atendente conheça muito bem o produto que está vendendo, pois esse tipo de cliente não aceita informações vagas.

Como identificar o perfil de cliente?

Agora que você conhece os principais perfis de clientes, é importante saber também como fazer para identificar cada um e, assim, poder oferecer sempre a melhor solução e experiência de compra. A seguir, fique por dentro das principais táticas.

Realize pesquisas de mercado

Como em qualquer outra área, o primeiro passo para obter sucesso nessa tarefa é realizar uma pesquisa de modo a conhecer melhor seu mercado de atuação. Procure compreender as particularidades desse universo e verificar quais são os possíveis cenários para o futuro.

Vale também realizar uma análise dos pontos fortes e fracos dos seus concorrentes, como as características que mais destacam-se entre uma empresa e outra. A partir disso, podem surgir diversas ideias para aplicar na realidade do seu negócio.

Incentive o feedback

Outra ação de extrema importância para identificar o perfil de cliente da sua empresa é incentivar o feedback. Crie formulários com algumas questões relevantes para sua estratégia e distribua para os clientes. Para facilitar ainda mais esse processo, ofereça a opção de um formulário eletrônico.

Além disso, disponibilize vantagens para que os clientes tenham mais interesse em responder esse questionário. Esse incentivo pode vir em forma de desconto especial, sorteio ou, até mesmo, algum mimo exclusivo.

Faça cadastros completos

São muito comuns os casos em que os vendedores realizam vendas à vista e não pegam nenhum tipo de contato do cliente. No entanto, esse é um erro enorme.

Se a intenção é fidelizar o cliente e consolidar o relacionamento, é crucial que a empresa tenha os dados dele para entrar em contato periodicamente, como em datas comemorativas e no dia do aniversário, oferecendo alguma vantagem exclusiva.

Portanto, é de suma importância realizar um cadastro completo do cliente, incluindo idade, data de aniversário, tipo de produto que adquiriu, endereço, profissão, e-mail e, claro, o número de celular. Assim, será possível conhecer um pouco mais o perfil do seu público.

Porém, cuidado para não exagerar na quantidade de informações solicitadas. Tenha em mente que isso deve ser feito em um momento descontraído e leve, sem complicações para o cliente. Coloque alguns campos como prioridade de preenchimento e deixe o restante como dados opcionais.

Observe o padrão de consumo dos seus produtos

Quais são as necessidades dos clientes? Quais são os produtos mais vendidos? Por que esses consumidores compram na sua empresa? Essas perguntas podem ajudá-lo a fazer uma análise bem construída, na medida em que, ao obter conhecimento dessas informações, você terá uma visão mais ampla da preferência dos seus clientes. Isso dará um norte para traçar o perfil dos seus consumidores.

Eles buscam por soluções quando reconhecem algum problema existente. Entender quais são essas dificuldades e o que o cliente espera da sua empresa permite que você compreenda o universo do seu público e crie ações mais direcionadas para atender as necessidades de cada um deles.

Lembre-se: se você deseja destacar-se entre os concorrentes, deve prezar sempre por um excelente atendimento para fidelizar seus consumidores. Em vista disso, entender as características dessas pessoas é fundamental para que a sua estratégia tenha sucesso.

Com todos esses pontos abordados ao longo do artigo, esperamos que você tenha compreendido a importância de traçar o perfil de cliente da sua empresa e o quanto isso impacta na obtenção de resultados de acordo com os objetivos da companhia.

Agora que já sabe um pouco mais sobre perfis de clientes e como identificá-los, confira também como fazer a análise de clientes para qualificar a entrada deles na sua empresa!

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