Blog

Conheça 7 vantagens da assinatura digital para ordens de serviço

Conheça 7 vantagens da assinatura digital para ordens de serviço

É fato que as documentações em papel estão com os dias contados e, cada vez menos dependemos delas para receber, pagar ou fazer acordos de serviço. Mas para que os documentos não percam a validade jurídica — que ainda padece de certa burocracia —, é necessário que haja uma forma de formalizar as documentações virtuais. Uma das  maneiras de atingir esse objetivo é com a assinatura digital. Essa solução garante mais agilidade e segurança nas transações, e tem despontado como uma das mais importantes mudanças quando o assunto é formalização de Continue lendo

Veja como a gestão de TI proativa pode melhorar o seu negócio

Veja como a gestão de TI proativa pode melhorar o seu negócio

O bom funcionamento da infraestrutura da TI é fundamental para a saúde financeira do negócio. Afinal, constantes falhas no sistema e na estrutura do setor influenciam diretamente no desempenho dos colaboradores e na produtividade de toda a organização. Dentro desse contexto, é possível identificar a importância de uma gestão de TI proativa para evitar desperdício de recursos na empresa. Pensando na importância da boa administração do setor de Tecnologia para a manutenção da qualidade dos serviços, elencamos alguns esclarecimentos sobre a gestão de TI proativa e por que Continue lendo

BI e AI: como fazer a união perfeita entre eles?

BI e AI: como fazer a união perfeita entre eles?

A transformação digital já é uma realidade nas empresas que querem extrair o máximo que a tecnologia da informação pode oferecer para o sucesso dos negócios. Nesse cenário, duas siglas se destacam: BI (Business Intelligence) e IA (Inteligência Artificial), que juntos podem mudar os rumos estratégicos de uma empresa. Assim, com a explosão de dados do Big Data, as empresas que souberem extrair valor dessas informações, darão um passo enorme rumo à liderança de mercado. Neste post, você conhecerá mais a fundo sobre BI e AI e as Continue lendo

Entenda de uma vez o que é GDPR e como afeta as empresas de TI

Entenda de uma vez o que é GDPR e como afeta as empresas de TI

A União Europeia deu, em 2018 com a aprovação da GDPR, mais um passo em direção aos direitos de seus cidadãos. Em maio deste ano, os europeus se tornaram donos, efetivos, de seus próprios dados. Eles têm o direito de retomar a sua posse de empresas se assim desejaram. E é importante ressaltar que o direito do europeu sobre seus dados se estende pelo mundo inteiro, e isso afeta diretamente o Brasil. E será esse o assunto deste post. Vamos falar sobre o que é Continue lendo

Qual o impacto da transformação digital no setor de TI?

Qual o impacto da transformação digital no setor de TI?

A era digital trouxe consigo mudanças em toda a lógica empresarial, inclusive relacionada à gestão e ao atendimento ao cliente. Isso, evidentemente, repercutiu no setor de TI, que passou a absorver grandes responsabilidades para que a transformação digital fosse efetiva na organização. Para que a instituição mantivesse a sua competitividade no mercado e para que a transição tecnológica fosse sólida e segura, portanto, fez-se necessário uma reestruturação da TI quanto aos métodos de trabalho. Pensando no grande papel assumido pelo setor para a transformação digital nas empresas, elencamos alguns esclarecimentos sobre como a área de Continue lendo

6 dicas eficazes para a elaboração de uma SLA completa

6 dicas eficazes para a elaboração de uma SLA completa

Um contrato de prestação de serviços de TI não deve ser feito de qualquer maneira, de forma padronizada e sem atenção a pontos críticos. É necessário que haja uma análise bem criteriosa, para que tanto o cliente quanto o fornecedor dos serviços possam ter o embasamento para se resguardarem em casos de desacordos. Nesse cenário, o SLA — Service Level Agreement, ou Acordo de Nível de Serviço, na tradução literal — aparece como o documento mediador. Esse documento servirá para amparar de forma bilateral os Continue lendo

Gerenciamento de TI: afinal, quais as diferenças entre reativo e proativo?

Gerenciamento de TI: afinal, quais as diferenças entre reativo e proativo?

José é gerente de TI de uma empresa de suporte que atente a 5 clientes fixos. O dia a dia na empresa é bem intenso, os profissionais estão sempre na correria para resolver os problemas emergenciais dos clientes, que não param de chegar. Bernardo é gerente da empresa concorrente de José, que, ao contrário da anterior, atende 15 clientes, com o mesmo número de colaboradores e sem a correria. O suporte da empresa de Bernardo é focado no monitoramento remoto e na automação de processos, Continue lendo

Não perca 6 práticas para processo de troca em gestão de ativos de TI

Não perca 6 práticas para processo de troca em gestão de ativos de TI

Uma das práticas fundamentais para que a empresa obtenha o melhor desempenho da sua infraestrutura é a gestão de ativos de TI. Dependendo do tamanho da corporação, o não controle desses ativos pode resultar em gastos excessivos com equipamentos e sistemas subutilizados e causar problemas de segurança. Além de poder ter o controle do patrimônio da empresa, no setor de TI, a gestão de ativo direciona a governança para a tomada de decisões, substituições, adaptações ou troca de sistemas e hardwares. Neste texto, daremos 5 práticas Continue lendo

Descubra porque usar um software de help desk e inclua no planejamento estratégico da sua empresa

Descubra porque usar um software de help desk e inclua no planejamento estratégico da sua empresa

Houve um tempo em que o setor de TI era encarado com um “mal necessário” para as empresas que não tinham a tecnologia da informação como núcleo do negócio. Isso acontecia porque, na maioria das vezes, a equipe estava ali apenas para “apagar incêndios”, ou seja, só aparecia quando um problema grave acontecia. Hoje a tecnologia da informação tem influência direta no planejamento estratégico das empresas, independentemente do segmento ou porte. Nesse novo cenário, para que tudo corra bem, é necessário que a equipe de TI Continue lendo

5 passos para incentivar a cultura da inovação na sua empresa

5 passos para incentivar a cultura da inovação na sua empresa

Com a correria do dia a dia, é normal que algumas práticas fiquem um pouco de lado no trabalho. Se você atua na área de tecnologia da informação (TI) de uma empresa, sabe que a cultura de inovação deveria estar sempre a pleno vapor! Por quê? Porque a equipe de tecnologia da informação é responsável, muitas vezes, por motivar e servir de exemplo para outras áreas, já notou? E como fazer isso? Não pense que é difícil ou impossível. Na verdade, o que você precisa é de foco e de boas Continue lendo