Blockchain: A tecnologia que mudará em breve o mundo dos negócios

O que é Blockchain? Saiba o que é, como surgiu e para onde nos levará esta inovadora tecnologia que promete revolucionar o mundo dos negócios virtuais.

A empresa de consultoria Gartner revelou recentemente as 10 principais tendências tecnológicas estratégicas para o ano de 2017. Entre conceitos como A.I. (inteligência artificial) e sistemas conversacionais, uma tecnologia ainda não muito conhecida – e que pode transformar os negócios do futuro – foi apresentada: O Blockchain (ou registros distribuídos).

Para entender o que é um Blockchain, primeiro é necessário compreender o que é Bitcoin. Esse dinheiro virtual que há tempos desperta atenção do mundo todo é uma moeda criptografada e descentralizada, cujo valor é medido através de transações diretas e livres de intermediários.

Enquanto o valor de 1 real (isto é, o que você pode comprar com R$ 1) é determinado pelo governo brasileiro, e o valor de 1 dólar (ou seja, o que você pode comprar com US$ 1) é determinado pelo governo norte-americano, o valor de 1 Bitcoin é determinado por um algoritmo de código aberto e autorregulável.

Comprar um ativo pela internet, pelo caminho tradicional, requer que diversas empresas (interessadas em lucro) se envolvam na transação para garantir que o seu dinheiro será transferido de forma segura até a conta da loja ou empresa da qual você é cliente. Com o Bitcoin, é possível fazer compras sem intermediários, tornando o processo mais rápido, seguro e barato.

O segredo de toda essa eficiência é a tecnologia Blockchain, que nada mais é do que uma espécie de livro de registros que contabiliza cada transação feita em todo o mundo com moedas virtuais. É ele, principalmente, que garante que a sua transação está segura e à prova de hackers – mais do que transações comuns.

Está gostando desta matéria sobre Blockchain?

Então leia na íntegra na fonte Olhar Digital:

Blockchain: o que é a tecnologia que pode transformar os negócios do futuro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *