Metodologia Scrum: um passo a passo para aplicá-la na gestão de TI

Existe hoje uma série de frameworks que podem ser utilizados na gestão de TI para melhorar o desempenho e obter melhores resultados. Algumas dessas técnicas têm como base o desenvolvimento ágil. Entre elas, está a metodologia Scrum.

Neste post, nós reunimos algumas informações básicas para lhe apresentar essa técnica e seu funcionamento, além de explicar como aplicá-la e quais as vantagens de sua implementação. Continue conosco e confira!

Metodologia Scrum

A palavra Scrum vem de uma jogada específica do Rugby, um esporte não muito famoso no Brasil, no qual oito jogadores realizam uma formação e tentam o avanço contra o time adversário. Caso qualquer um deles falhe, o avanço não se concretiza.

Essa metodologia é utilizada principalmente por empresas de desenvolvimento de software para agilizar suas entregas, porém, ela pode ser adaptada para a implementação na gestão de TI.

Dentro desse framework, existem alguns papéis e funções que devem ser realizados por membros da equipe, além de determinados eventos que devem ser respeitados para o funcionamento do Scrum.

Papéis

Product owner

Ele pode ser considerado como o representante do cliente dentro do projeto de tecnologia da informação. É o principal responsável por montar as demandas e verificar as métricas e entregas junto ao time.

É ele quem decide quais são as funcionalidades ou demandas que devem ser atendidas primeiro, além de ser o ponto de comunicação entre o cliente direto e o time de TI.

Scrum Master

É o mestre que organiza as demandas e as repassa para a equipe de TI, de acordo com os pedidos realizados pelo product owner. Pode ser considerado como gerente e responsável pelo suporte da equipe como um todo.

Quando o time tem algum problema ou carece de qualquer tipo de explicação em relação às suas tarefas, é a ele que deve recorrer. É o ponto de comunicação entre a equipe e o product owner.

Time de TI

A equipe de tecnologia da informação é responsável pela operacionalização de todas as demandas requeridas pelo product owner e entregues pelo scrum master.

A principal habilidade do time de TI é conseguir se gerenciar, além de ser multidisciplinar, ou seja, qualquer um dos membros pode lidar com qualquer tipo de demanda da gestão de TI.

Eventos

Sprint

As sprints são os ciclos de trabalho do Scrum: períodos de, geralmente, duas a quatro semanas, nos quais são realizadas todas as atividades descritas na reunião de planejamento.

Daily Scrum

São feitas reuniões diárias, nas quais todos os membros do time de TI falam sobre as atividades que estão desenvolvendo e quais as dificuldades enfrentadas. Tais encontros acontecem no início do dia e são muito rápidos.

Revisão de sprint

Ao final do sprint, é realizado um levantamento com o intuito de verificar o saldo geral. São visualizadas as tarefas realizadas e quais foram as dificuldades, além de servir para recolher feedbacks acerca da performance do time e o que se pode esperar do próximo sprint.

Documentos

Product Backlog

O Product Backlog é o documento em que são reunidas, pelo product owner e pelo scrum master, todas as demandas ainda em aberto para o setor de TI. É por meio dessas necessidades que são montados os Sprints Backlogs.

Sprint Backlog

Os Sprint Backlog são os resultados das reuniões de planejamento, nas quais o product owner prioriza quais são as tarefas que devem ser realizadas pelo time de TI em determinado sprint.

Definição de Pronto

A Definição de Pronto é um documento individual anexado a cada uma das tarefas. Nele, é possível encontrar uma transcrição clara do que se espera ser alcançado ao finalizar a implementação daquela tarefa.

Como aplicá-la

Scrum não é uma metologia padronizada que não pode sofrer alterações. Sua principal vantagem em relação a outras ferramentas e frameworks é a adaptabilidade. O grande desafio aqui é capacitar a sua equipe para trabalhar com uma nova realidade.

Pode ser que sua empresa não consiga se adequar aos papéis descritos acima, ou não veja muita importância em algum dos documentos. Nesse caso, basta suprimi-los e utilizar o restante — se você sentir falta de alguma etapa, é só introduzi-la.

Funcionamento

O passo a passo básico de funcionamento do Scrum é muito simples. Em um primeiro momento, o product owner vai montar o Product Backlog com todas as tarefas em aberto para o time de TI e suas Definições de Pronto.

Em seguida, será realizada uma reunião de planejamento, na qual o product owner, junto do scrum master, criará o Sprint Backlog, com todas as tarefas priorizadas que podem ser feitas no período de um ciclo.

As tarefas serão distribuídas e terá início o sprint. Todos os dias será realizado o daily scrum para um acompanhamento superficial e, ao final do sprint, os envolvidos vão se reunir na revisão de sprint. Depois, o ciclo reinicia com uma nova sprint.

Vantagens do uso do SCRUM

A utilização da metodologia Scrum, seja qual for o contexto, pode trazer uma série de vantagens competitivas para a equipe de TI. Entre as principais, podemos citar:

  • agilidade — como parte integrante das metodologias ágeis, um de seus principais benefícios é a agilidade para a entrega de tarefas;
  • motivação — como todos os envolvidos fazem parte das decisões e são voz ativa nas reuniões, os colaboradores tendem a ficar mais motivados;
  • visualização — todas as tarefas, suas complicações e facilidades, podem ser vistas por todos os integrantes do time de TI, o que pode ser a solução para as dificuldades;
  • ausência de vulnerabilidades — como a qualidade é um item de grande importância em relação ao prazo, diminuem as falhas;
  • alteração de prioridades — por se tratar de um framework maleável, a qualquer momento podem ser feitas alterações dentro da sprint ou dos documentos de demandas.

A metodologia Scrum surgiu como uma ferramenta ágil interessante para o desenvolvimento de software de maneira rápida e com qualidade, porém, hoje ela já pode ser utilizada em outras áreas, como na gestão de TI.

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