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Gerenciamento de serviços em TI: aliando qualidade e demanda

O gerenciamento de serviços em TI alia qualidade às necessidades do negócio, pois procura otimizar a forma de administrar os recursos tecnológicos da empresa. Além disso, é capaz de reduzir custos a longo prazo, uma vez que confere maior eficiência a processos e colabora para que hardwares e softwares funcionem adequadamente por mais tempo.

O gerenciamento de serviços de TI é mais focado na prevenção das necessidades da empresa do que em atender chamados e fornecer suporte técnico. Aliás, ele deve ser executado justamente no intuito de tornar os chamados cada vez menos necessários, tendo, para isso, uma abordagem mais preventiva. Ele precisa assegurar que os casos de provisionamento e uso dos sistemas atendam de forma eficaz às demandas da companhia, mesmo em situações contingenciais.

Quer saber como o gerenciamento de serviços em TI pode beneficiar seu negócio? Então, continue acompanhando!

Como o gerenciamento de serviços em TI funciona?

A gestão de serviços de TI observa que todas as atividades de uma empresa se encontram conectadas, necessitando serem geridas por meio de parâmetros de qualidade, bem como de custo e de tempo. Isso é importante para que ela consiga atender e surpreender seus clientes internos e externos.

Esse tipo de gerenciamento de TI também busca entender as expectativas e necessidades do usuário, procurando encontrar o meio mais positivo e eficiente de atendê-las. Dessa forma, ele está longe de ser somente um setor de atendimento orientado aos usuários finais, funcionando para que a empresa seja comunicada a respeito de dúvidas, falhas, dificuldades etc. que afetam a produtividade desses indivíduos.

Essa gestão vai além, englobando aspectos operacionais, técnicos e de gerenciamento de pessoas, para que o fornecimento de serviço deixe de ser reativo e passe a focar em entregar maior valor agregado aos clientes internos e externos

Em outras palavras, podemos dizer que o gerenciamento de serviços de TI tem como propósito fornecer processos de tecnologia da informação e serviços com qualidade. Esses devem estar alinhados às necessidades e exigências específicas de cada empresa.

O objetivo, de certo modo, é a diminuição de custos a longo prazo. Também envolve a busca dos meios mais apropriados e ágeis para solucionar os problemas da companhia relacionados à TI.

Como ela se relaciona com os negócios da empresa?

O gerenciamento de serviços em TI possibilita a adoção de um posicionamento proativo no que diz respeito ao atendimento eficaz das necessidades das empresas. Desse modo, proporciona uma elevação na percepção de entrega de valor do departamento de TI para o empreendimento.

Essa gestão também objetiva alocar os recursos disponíveis, especialmente os tecnológicos, de modo adequado, bem como gerenciá-los de maneira integrada.

Isso pode seguir modelos ou metodologias preestabelecidas, como a Information Technology Infrastructure Library (ITIL). Ela ajuda a manter a qualidade percebida pelos usuários em relação à entrega dos serviços de TI.

Também minimiza problemas e, com base em suas práticas de excelência, colabora para processos como desenho, implantação e administração de processos internos do setor de TI. O gerenciamento de serviços em TI ainda colabora para a redução ou mitigação de:

  • falhas no cumprimento de requisitos;
  • erros relacionados à segurança;
  • problemas com aplicações não testadas;
  • falhas referentes às rotinas de backup;
  • má gerência de modificações/mudanças;
  • sobrecarga de processamento em sistemas etc.

Trabalhar esses itens possibilita uma melhora significativa na disponibilidade da infraestrutura de TI, o que colabora para o correto funcionamento de vários sistemas e processos dentro da empresa.

O próprio ITIL tem enfoque na ideia de que cada vez mais os propósitos e as necessidades empresariais se encontram atreladas aos serviços entregues pela área de TI. Portanto, as práticas de ITIL buscam disponibilizar o suporte suficiente para que tais serviços fiquem em harmonia com as exigências e especificidades do empreendimento.

Quais os seus principais benefícios?

Redução de custos

É importante destacar que diminuir custos com TI sem um bom planejamento pode acarretar problemas para a organização, gerando prejuízos. Todavia, um bom gerenciamento de serviços de TI colabora na redução de custos, como o Custo Total de Propriedade (TCO) e o custo de oportunidade no longo prazo, mesmo que seja preciso manter ou elevar os investimentos.

Otimização da equipe de colaboradores

Caso o enfoque seja especificamente relacionado à redução de custos, existe a possibilidade de contratar uma empresa para prestar o atendimento e a gestão dos serviços de TI. Dessa forma, você poderá selecionar, contratar e capacitar profissionais de TI (o que é custoso) para focarem em atividades que realmente agregam valor à empresa, deixando aquelas funções mais manuais ou simples para a equipe da terceirizada.

Maior foco no core business

Uma abordagem preventiva e eficiente por parte do gerenciamento de serviços em TI pode auxiliar a equipe interna de TI a manter seu trabalho centrado no core business da organização. Isso evita que ocorram distrações e outros empecilhos que possam atrapalhar a tomada de decisões e o estabelecimento e execução de estratégias.

Além do mais, no caso da terceirização, isso pode ser potencializado, pois, como apontado acima, os colaboradores da sua TI poderão se responsabilizar pelas tarefas relacionadas ao core business, enquanto a equipe da terceirizada foca nas atividades acessórias.

Mais eficácia e credibilidade

Uma correta gestão de serviços em TI ajuda a reduzir riscos e problemas nos processos amparados por tecnologia, elevando a eficácia com que são realizados. Consequentemente, a equipe de TI passa a usufruir de maior credibilidade na empresa.

Se você optar pela terceirização, ainda conseguirá otimizar esse ponto, já que poderá reduzir problemas com atividades do core business e com os acessórios. Além do mais, terá como economizar tempo com pesquisa, desenvolvimento e implantação de sistemas e outros projetos.

Como visto, o gerenciamento de serviços em TI é essencial para otimizar operações e processos tecnológicos dentro da empresa. Isso porque ele evita problemas com falhas, erros, perdas etc. que podem gerar paradas nas atividades ou dificultar a execução de tarefas, prevenindo, assim, prejuízos e retrabalhos. Logo, fornece maior qualidade às demandas internas e externas da empresa relacionadas à tecnologia.

Quer saber como otimizar seu gerenciamento de serviços em TI? Entre em contato com nosso time de profissionais para que possamos ajudá-lo!

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