Entenda a importância da mobilidade corporativa para sua empresa!

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

A cada dia surgem novas ferramentas tecnológicas que tornam o nosso dia a dia e as nossas atividades profissionais mais práticas. A mobilidade corporativa é um desses cases de sucesso, na medida em que se trata da junção de dispositivos criados para facilitar nossa rotina com soluções empresariais que facilitam o acesso de um profissional às suas ferramentas de trabalho.

Além de permitir um ganho de produtividade, a mobilidade contribui para a qualidade de vida dos profissionais, que podem se deslocar de suas estações de trabalho e, até mesmo, trabalhar em regime home office, passando mais tempo com a família.

Além disso, torna-se viável aliar o lado profissional a conforto, saúde e satisfação, o que é cada vez mais necessário para reter talentos entre os profissionais dessa nova geração que está no mercado de trabalho.

Neste post, vamos entender melhor como a mobilidade corporativa contribui para uma atuação mais eficaz das equipes de TI, deixando o trabalho mais dinâmico e agilizando as soluções de problemas. Confira!

Como a mobilidade corporativa muda a rotina das empresas?

A transformação digital está mudando a dinâmica das empresas e aumentando consideravelmente as demandas do setor de TI. Nesse cenário, a mobilidade corporativa surge como uma ferramenta para otimizar o tempo de produção.

O objetivo dessa incorporação, da solução móvel aos processos corporativos, visa à facilitação do acesso à informação de qualquer local, com o dispositivo que estiver à mão do profissional, sem perder a qualidade do trabalho.

O que favorece a implementação da mobilidade ao mundo corporativo é o crescimento de outra tendência tecnológica, a computação em nuvem. Com ela, as empresas podem migrar seus sistemas de gestão para a nuvem. Há também a possibilidade da contratação de um sistema desenvolvido por terceiros, na modalidade SaaS, ou seja, software como serviço no cloud computing.

Assim, os dados ficam centralizados em um servidor, permitindo o acesso remoto. Com isso, os colaboradores podem trabalhar utilizando os dispositivos que desejarem — notebook, smartphone ou tablet.

Com essas novas janelas produtivas que a mobilidade corporativa propicia, o ciclo de trabalho se torna mais ágil e proativo graças ao monitoramento remoto e à automação de processos. Isso deixa o ambiente mais dinâmico e aumenta a motivação dos profissionais.

Além disso, a empresa reduz custos com deslocamentos, pois algumas reuniões e resoluções podem ser feitas a distância.

Quais são as vantagens práticas da mobilidade corporativa?

Agilidade na resolução de problemas

Os problemas não chegam com hora marcada, não é mesmo? Quando falamos de suporte de TI, ter um colaborador “incomunicável” por horas pode significar o travamento da infraestrutura de um cliente.

Quando um colaborador está muito envolvido na resolução de um ticket específico, o monitoramento precisa ser constante. A mobilidade ajuda a mantê-lo antenado em relação a todas as modificações.

Nesse cenário, com o auxílio de um bom software de help desk responsivo, a mobilidade corporativa torna-se indispensável. O profissional poderá atender o ticket e, até mesmo, fazer o acesso remoto utilizando seu dispositivo móvel.

Aumento da motivação dos colaboradores

A mobilidade corporativa amplia a capacidade de atuação do profissional e demonstra que a empresa entende as dificuldades que esse colaborador enfrenta na execução de seu trabalho, por isso oferece mais ferramentas. Isso gera uma maior identificação do profissional com a corporação e aumenta sua motivação.

É claro que o uso da mobilidade dentro de uma empresa não pode ser feito de forma totalmente livre. É necessário que existam políticas específicas, tanto em relação ao uso do aparelho quanto ao acesso ao sistema de gestão. Assim, evita-se o vazamento de informações confidenciais e reduz-se a possibilidade de um dispositivo se tornar uma porta de entrada para malwares.

Facilidade do acesso às informações

Quando há investimento em novas formas de conexão, o acesso à informação fica mais facilitado. Com a mobilidade, os colaboradores sempre terão à mão os dados necessários para executar suas tarefas, podendo acessar o histórico dos tickets e antecipar possíveis soluções para os problemas.

Essa facilidade de acesso resulta em um tempo de trabalho mais otimizado, pois o profissional não precisa lidar com a necessidade de estar em sua mesa para solucionar algum problema urgente.

Como a mobilidade corporativa potencializa o monitoramento?

O monitoramento é um dos alicerces que permitem às equipes de suporte de TI oferecer para seus clientes um serviço proativo, com foco em evitar problemas em vez de ficar apenas “apagando incêndios”.

É o que chamamos de provedor de serviços gerenciados, que atua com processos mais dinâmicos, evitando períodos de indisponibilidade e colocando o setor de TI 100% alinhado às estratégias de negócios da empresa.

O ideal é que a gestão do ambiente de TI envolva processos simples, que contem com rotinas automáticas de inspeção de sistemas. Por permitir a ampliação do tempo de atividade, a mobilidade potencializa essa atuação, entregando um monitoramento muito mais abrangente e uma avaliação de performance, por parte do técnico, sempre em tempo real.

Entre os principais benefícios da união da mobilidade com uma rotina de monitoramento estão:

  • rápida identificação de falhas, pois a notificação é feita em tempo real;

  • mais problemas detectados, com um monitoramento mais eficiente;

  • mais agilidade no reparo de equipamentos, pois o acesso aos dados centralizados fornece mais informações sobre o caso.

A utilização de ferramentas de monitoramento não é mais um diferencial, mas sim uma obrigação para os fornecedores de suporte que querem se manter competitivos no mercado.

Além disso, todos os dados gerados são úteis para a gestão e colaboram para que as análises preditivas, que promovem uma melhoria contínua, sejam feitas.

Nesse sentido, a mobilidade entra como um elemento de alavancagem, dando mais amplitude à atuação e aumentando a capacidade de resolução por parte dos profissionais.

Esperamos que, após a leitura deste post, você tenha entendido a importância da mobilidade corporativa nesse novo momento que as empresas estão almejando alcançar com a transformação digital.

O alinhamento entre computação em nuvem, software de help desk, monitoramento, mobilidade, bons profissionais e gestão de alto nível colocará sua empresa como uma expoente no seu mercado de atuação.

Então, sua companhia utiliza a mobilidade corporativa para melhorar os processos? Conte para a gente como é sua experiência nos comentários abaixo!

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.