Conheça o poder de algumas ferramentas para gestão de TI

A tecnologia revolucionou o mercado e o modelo de negócios de muitas empresas, porém, ainda hoje, boa parte das companhias ainda não usufruem de todos os benefícios que as ferramentas para gestão de TI oferecem.

Isso se deve ao fato de que muitos gestores estão ocupados demais lidando com seus problemas e não têm tempo de buscar as soluções mais adequadas.

Não se preocupe, neste post vamos mostrar para você algumas ferramentas com o poder de turbinar o desempenho da empresa e facilitar a sua rotina. Continue conosco durante as próximas linhas e confira!

Ferramentas para gestão de TI

Os motivos para investir em ferramentas para a gestão da tecnologia da informação são muitos, entre eles a necessidade de aumentar a produtividade geral do setor e diminuir os custos.

Atingir tais metas, no entanto, pode ser um pouco complicado, vários são os desafios enfrentados pelo gestor. Com o grande número de sistemas disponíveis no mercado, é um tanto difícil escolher ferramentas que se encaixam nas demandas da empresa.

Para facilitar o seu trabalho e o de sua equipe ao máximo, montamos uma lista com várias sugestões de softwares para que você possa verificar quais são necessários para a sua gestão hoje.

1. Solução para gestão de recursos

Esse tipo de ferramenta permite ao gestor visualizar todos os recursos disponíveis em sua infraestrutura de tecnologia da informação, assim como processos e tarefas em andamento.

A principal vantagem do uso de sistemas como esse é a total transparência que se obtém em relação aos processos em andamento, além de ter uma visão macro sobre os recursos existentes.

Esse sistema geralmente pode ser encontrado como módulo de softwares ERP (Enterprise Resource Planning), ferramentas de administração geral da empresa que contam com módulos específicos.

2. Solução para gestão de rede

Os recursos de rede e conectividade são muito importantes para as empresas hoje. É por meio da web que são feitos contatos exteriores com aplicações como Skype, e-mail, WhatsApp, entre outros.

Manter a rede segura e monitorar o seu uso é essencial para evitar a interrupção dos serviços ou lentidão e queda da conexão à internet. Investir em uma plataforma de gestão de rede permite ao gestor visualizar todos os dispositivos conectados e obter relatórios de acesso.

É preciso também assegurar a segurança da rede, impedindo que falhas de conexão possam ser utilizadas como porta de entrada para ameaças virtuais que venham a prejudicar a empresa.

3. Solução para backup e armazenamento em nuvem

Uma das rotinas mais importantes dentro de uma empresa hoje em relação à segurança da informação é a realização constante de backup e a manutenção de seu armazenamento.

Muitas empresas não dão o devido valor a essa rotina até o momento em que se torna necessário realizar o restore de uma cópia de segurança. Plataformas de backup facilitam o controle da criação e armazenamento, evitando dores de cabeça.

Algumas soluções contam com o armazenamento em nuvem direto, o que é uma vantagem, já que as cópias físicas mantidas no local são vulneráveis a catástrofes naturais e a falhas humanas.

4. Solução para atendimento

Boa parte das empresas ainda não adotou uma plataforma de atendimento, trabalhando exclusivamente com planilhas e e-mails para realizar o controle de suas demandas internas e externas.

Uma solução de atendimento pode maximar a eficiência do setor de TI ao oferecer maneiras simplificadas de criar e acompanhar chamados. Nesse tipo de sistema, a comunicação entre os colaboradores também é facilitada e a produtividade aumenta significativamente.

O cliente do setor de TI também é beneficiado, pois poderá ser melhor atendido, contar com transparência em relação à sua demanda e aumentar a sua confiança no time de TI da empresa.

5. Solução para gestão de tempo

Uma das dificuldades enfrentadas pelos gestores de TI e administradores de empresa é realizar um controle otimizado do tempo de sua equipe, o que acaba incorrendo na perda de horas preciosas ao final de um expediente.

Muitas vezes, determinados profissionais são direcionados para atividades nas quais não têm afinidade ou conhecimento necessário, essas más decisões de gestão podem influenciar negativamente no setor de TI.

Contar com uma solução para otimização do tempo é a saída para melhorar o gerenciamento das atividades e criar uma melhor distribuição das atividades para os colaboradores.

Fornecedor

Existem no mercado uma série de softwares para cada uma das funções apresentadas acima e você pode estar se perguntado ─ agora eu sei o que preciso, mas como vou escolher?

Fique atento ao fornecedor da ferramenta para evitar surpresas desagradáveis no futuro, tendo de realizar a troca de uma ferramenta, o que pode incorrer em custos desnecessários.

Busque se informar junto ao provedor sobre as suas qualificações e certificações. Entre em contato com clientes da ferramenta para saber sobre suas opiniões e satisfação em relação ao sistema.

Outro ponto que deve demandar a sua atenção é o suporte dado pelo fornecedor e o prazo para resolução de problemas que possam vir a ocorrer. Após ter certeza sobre a seriedade e o compromisso do fornecedor, firme a parceria.

Equipe

Ao implantar uma nova ferramenta em sua empresa, alguns obstáculos ao sucesso da utilização do sistema podem aparecer. Um dos mais comuns é a inadaptabilidade da equipe de TI.

Por isso, na hora de optar por uma nova plataforma para o uso em sua empresa, é de suma importância buscar o aval do time de tecnologia, afinal, são eles que utilizam a ferramenta em seu dia a dia.

Capacitações e treinamentos também devem ser realizados para auxiliar na adaptação dos colaboradores. Essas iniciativas vão garantir um melhor desempenho e menor tempo para o sucesso da implantação do novo sistema.

Algumas ferramentas para gestão de TI são aliadas poderosas que podem dar um “up” no setor de tecnologia e melhorar, e muito, os resultados da empresa. Por isso, é interessante sempre repassar suas demandas para verificar a necessidade da introdução de novas soluções.

Gostou do conteúdo? Então, nos siga no Facebook, LinkedIn, Instagram, Twitter e YouTube e fique por dentro de muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *