Conheça 7 benefícios da terceirização de TI

Você já parou para pensar a respeito dos custos envolvidos em manter e gerenciar todo um setor de tecnologia em uma empresa? A TI costuma ter uma participação significativa na despesa das organizações e, quanto mais o negócio se expande, maiores devem ser os investimentos na área. Por isso, vale a pena apresentar à diretoria os benefícios da terceirização de TI.

Caso a tecnologia não seja o produto em sua organização, talvez os investimentos sejam direcionados apenas aos setores diretamente relacionados com o negócio. Porém, terceirizar alguns serviços de TI pode fazer com que esse setor tenha um desempenho melhor, o que contribui para a produtividade de todas as outras áreas.

Encontrar uma empresa parceira para realizar o gerenciamento das atividades de TI do negócio pode deixar alguns gestores com um pé atrás. Mas não se preocupe, pois neste artigo nós reunimos 7 benefícios da terceirização de TI! Então, acompanhe com a gente e tome nota de todos eles!

Entenda o que é terceirização de TI

Antes de falarmos das vantagens que ela pode trazer para qualquer empresa, é interessante deixar claro o que é a terceirização do setor de TI e como ela funciona. Trata-se de repassar as responsabilidades da atividade de tecnologia da informação a uma outra empresa, especializada na prestação de serviços desse tipo, mediante a celebração de um contrato.

Essa opção é muito buscada quando a equipe interna de TI não tem condições de lidar com todas as demandas da empresa. Além disso, em algumas organizações, a área de tecnologia não conta com um know-how suficiente para atender determinados problemas que possam vir a surgir devido ao crescimento do negócio.

Saiba quais serviços de TI podem ser terceirizados

Todas as atividades ligadas à TI podem ser terceirizadas, como o desenvolvimento de softwares, manutenção de servidores, suporte e até mesmo a gestão de TI. Porém, veja alguns deles com mais detalhes.

Suporte help desk

Uma das grandes dificuldades de uma equipe interna de TI é ter que dedicar atenção excessiva a atividades operacionais, como o atendimento de demandas relativamente simples. É comum que usuários em diversos setores acionem a área de tecnologia para tirar dúvidas a respeito da utilização de softwares, por exemplo.

Ao terceirizar o suporte help desk, essa atividade será delegada a uma equipe remota, que terá todas as condições de prestar um bom atendimento. Afinal, ela conta com conhecimento técnico e um banco de dados com soluções para inúmeros problemas. Dessa forma, a equipe local poderá se concentrar nas tarefas operacionais mais complexas, além, é claro, de dedicar atenção ao planejamento estratégico.

Gestão de chamados

Gerenciar chamados relacionados com TI toma tempo e requer experiência, a fim de que todos os problemas sejam tratados da forma mais eficiente possível. Ao passo que uma equipe interna tem a tendência de atender demandas em ordem cronológica, uma boa gestão de chamados leva em conta o grau de urgência.

Além disso, a tarefa deve ser direcionada ao técnico ideal, levando-se em conta a sua especialidade. Tudo isso mostra que essa atividade, para ser realizada com excelência, requer recursos humanos que podem ser mais bem aproveitados em outros setores. Por isso, terceirizar a gestão de demandas vale a pena do ponto de vista financeiro e da qualidade.

Gestão de infraestrutura

É essencial que as organizações tenham todos os recursos de TI catalogados. Relacionar o hardware e os softwares em um sistema especializado, proporciona uma melhor gestão da manutenção e permite aos gestores saber qual é o valor do patrimônio. Porém, controlar um inventário de TI é tão trabalhoso que recomenda-se destinar um colaborador unicamente para essa atividade.

Como consequência disso, algumas empresas deixam de fazer a gestão de infraestrutura, resultando em falta de controle do uso dos equipamentos de informática. Assim, surgem fragilidades no parque de máquinas, o que pode levar à indisponibilidade do sistema e a prejuízos financeiros. Para evitar todos esses inconvenientes, o ideal é terceirizar a gestão de infraestrutura.

Conheça os benefícios da terceirização de TI

Existem diversas vantagens ao se terceirizar o setor de tecnologia da informação. Pode ser que algumas empresas entendam que apenas o suporte, por exemplo, deva ser terceirizado. Mesmo assim, apesar de nem todo o setor ser repassado para a mão de terceiros, a empresa pode se beneficiar dessa ação. Veja as principais vantagens.

1. Redução de custos

A palavra mais ouvida entre os empresários brasileiros é “crise”. Diante de um cenário como esse, cortar custos é muito importante para se manter em operação. Contratar a própria equipe interna de TI com capacidade para atender a todos os chamados é algo que demanda muitos recursos e está longe da realidade de muitas empresas.

O custo dos encargos trabalhistas, seguro-saúde, benefícios, entre outros gastos inerentes à contratação, acabam por encarecer a criação de uma grande equipe para atender a demanda interna da empresa. Por outro lado, um pequeno time pode ficar sobrecarregado. Dessa forma, a terceirização é uma maneira de ter muitos profissionais à disposição do negócio com um custo menor.

2. Controle dos serviços

Pode ser difícil extrair do setor de tecnologia todas as informações necessárias para ter certeza de que tudo está funcionando como deveria. A maioria dos gestores não tem uma formação em TI e, por isso, não consegue lidar diretamente com essa falta de dados. Mesmo que tenha a oportunidade de analisá-los, não tem certeza do que pensar.

Uma empresa especializada em TI apresentará relatórios detalhados, com dados atualizados, e se empenhará sempre pela melhoria contínua dos serviços. Com informações claras em mãos é possível aos gestores ter um maior controle sobre a infraestrutura de tecnologia.

3. Aumento de eficiência

Uma equipe interna pode sofrer muitas vezes com a demanda que é entregue todos os dias e a produtividade acaba por ser diminuída devido ao grande número de tarefas incumbidas ao time. Isso dificulta o trabalho, minando a satisfação dos colaboradores com o setor de TI.

Terceirizar certas partes da área de TI, como a gestão de infraestrutura, auxilia a equipe local a focar em processos estratégicos do negócio, aumentando sua eficiência interna e prestando um melhor serviço em suas outras atividades. Como consequência, os colaboradores passam a ter mais confiança de que as suas demandas serão resolvidas dentro do prazo, aumentando a produtividade geral da empresa.

4. Maior segurança

A tecnologia auxilia as empresas de várias maneiras. Porém, existem vulnerabilidades que podem se tornar uma porta de entrada para pessoas mal-intencionadas. Foi justamente isso o que aconteceu com a HBO, canal de televisão americano, que teve seus servidores invadidos e cerca de 1,5TB de informações foram roubadas.

Uma empresa especializada em TI conta com uma experiência em segurança da informação muito maior que uma equipe interna. Isso se deve ao número de projetos nos quais ela opera, podendo trazer essa experiência para a TI da companhia que a contratar.

5. Know-how

Profissionais especializados em determinadas tecnologias têm um custo de contratação maior, mas o principal problema é que a maioria deles não está disponível no mercado. Uma saída seria realizar uma capacitação interna, mas existe o investimento de recursos financeiros e o tempo para o colaborador alcançar um conhecimento significativo.

Empresas especializadas em TI estão acostumadas a lidar com os mais variados ambientes. Afinal, lidam com organizações de praticamente todos os nichos de mercado e modelos de negócio. Com isso, os profissionais que compõem sua equipe têm um know-how gigantesco que pode ser colocado à disposição da contratante.

6. Retorno sobre o investimento

O papel de uma equipe terceirizada não é apenas realizar os processos de TI para a empresa que a contratou, reduzindo seus custos, mas também avaliar constantemente esses processos. O objetivo é buscar a melhoria contínua e a adequação a novas tecnologias que possam surgir com o passar do tempo.

O que pode-se esperar é um retorno certo sobre o investimento realizado na contratação de uma equipe especializada em tecnologia da informação, por meio do aumento do desempenho das atividades terceirizadas pela empresa.

7. Qualidade dos serviços

Ao contratar uma equipe especializada em TI, pode-se esperar um total empenho e uso de conhecimentos para entregar o melhor serviço. O melhor é que isso pode ser garantido também em contrato.

Ao fechar um acordo de terceirização, a empresa cliente poderá contar com um tempo máximo de resolução de problemas que possam vir a ocorrer, como a indisponibilidade de serviços. Isso é diferente do que acontece com a atuação de uma equipe interna, já que, nesse caso, a obrigação de atendimento no prazo não fica bem evidente.

O quesito qualidade poderá ser facilmente medido pelo gestor com o auxílio de informações entregues diretamente pela empresa terceirizada, por meio de relatórios que listam todas as atividades que têm sido realizadas.

Com a leitura deste artigo, você teve a oportunidade de conhecer 7 benefícios da terceirização de TI. Certamente vale a pena transferir determinadas atividades para uma empresa que ofereça seus serviços com excelência. Ao contrário do que alguns possam pensar, isso resultará em economia de recursos financeiros e aumento no desempenho da TI, o que beneficia a todos os outros setores.

Você ainda está com alguma dúvida a respeito da terceirização de serviços de TI? Entre em contato agora mesmo com a Milvus e conheça o suporte que nós podemos oferecer à sua empresa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *