Conheça 7 benefícios da terceirização de TI

Você já pensou sobre os custos que envolvem manter e gerir todo um setor de tecnologia da informação de uma empresa? Quanto mais o negócio expande, maiores deverão ser os investimentos nessa área. E, caso a tecnologia não seja o produto fim da empresa, são gastos que poderiam ser investidos nos setores chaves da companhia. Uma saída interessante é a terceirização de TI.

Encontrar uma empresa parceira para realizar o gerenciamento de todas as atividades de TI do negócio pode deixar alguns gestores com um pé atrás. Mas não se preocupe, pois neste post nós reunimos 7 benefícios da terceirização de TI! Então siga conosco e tome nota de todos eles!

Terceirização de TI

Antes de falarmos das vantagens que ela pode trazer para qualquer empresa, é interessante deixar claro o que é a terceirização do setor de tecnologia e como ela funciona.

Trata-se de repassar as responsabilidades da atividade de tecnologia da informação a uma outra empresa, especializada na prestação de serviços, mediante celebração de contrato. Todas as atividades ligadas à TI podem ser terceirizadas, como o desenvolvimento de software, manutenção de servidores, suporte, gestão de TI.

Ela é uma opção muito buscada quando a equipe interna de TI não tem condições de lidar com todas as demandas da empresa ou não possui know-how suficiente para atender determinados problemas que possam vir a surgir devido ao crescimento do negócio.

Benefícios da terceirização

Existem diversas vantagens ao se terceirizar o setor de tecnologia da informação. Tais proveitos podem ser adquiridos até mesmo quando nem todo o setor é repassado para a mão de terceiros, como quando a empresa entende que apenas o suporte deve ser terceirizado. Vamos às principais:

1. Redução de custos

A palavra mais ouvida entre os empresários brasileiros é “crise”. Diante de um cenário como esse, cortar custos é muito importante para se manter operando. Contratar a própria equipe interna de TI com capacidade para atender a todos os chamados é algo que demanda muitos recursos e está longe da realidade de muitas empresas.

O custo dos encargos trabalhistas, seguro-saúde, benefícios, entre outros gastos inerentes à contratação acabam por encarecer a criação de uma grande equipe para atender a demanda interna da empresa, e um pequeno time pode ficar sobrecarregado. A terceirização é uma maneira de ter muitos profissionais à disposição do negócio com um custo menor.

2. Controle dos serviços

Pode ser difícil extrair do setor de tecnologia todas as informações necessárias para ter certeza de que tudo está funcionando como deveria. A maioria dos gestores não tem uma formação em TI e, por isso, não consegue lidar diretamente com essa falta de dados, ou ao analisá-los não tem certeza do que pensar.

Uma empresa especializada em TI apresentará relatórios detalhados com todos os números atuais e buscará sempre pela melhoria contínua dos serviços. Com informações claras em mãos é possível aos gestores um maior controle sobre a infraestrutura de tecnologia.

3. Aumento de eficiência

Uma equipe interna pode sofrer muitas vezes com a demanda que lhe é entregue todos os dias e a produtividade acaba por ser diminuída devido ao grande número de tarefas incumbidas ao time. Isso dificulta o trabalho, minando a satisfação dos colaboradores com o setor de TI.

Terceirizar certas partes da área de TI, como a gestão de infraestrutura, auxilia a equipe local a focar em processos estratégicos do negócio, aumentando sua eficiência interna e prestando um melhor serviço em suas outras atividades. Como consequência, os colaboradores terão mais confiança de que as suas demandas serão resolvidas no prazo, aumentando a produtividade geral da empresa.

4. Maior segurança

A tecnologia auxilia as empresas de várias maneiras. Porém, existem vulnerabilidades que podem ser porta de entrada para pessoas mal-intencionadas. Tivemos recentemente o caso da HBO, canal de televisão americano, que teve seus servidores invadidos e cerca de 1,5 Tb de informações roubados.

Uma empresa especializada em tecnologia da informação possui experiência em segurança da informação muito maior que uma equipe interna devido ao número de projetos nos quais ela opera, trazendo essa experiência para o TI da companhia que a contratar.

5. Know-how

Profissionais especializados em determinadas tecnologias têm um custo de contratação maior, mas o principal problema é que a maioria deles não está disponível no mercado. Uma saída seria realizar uma capacitação interna, mas existe o investimento de recursos financeiros e o tempo para o colaborador atingir um conhecimento expressivo.

Empresas especializadas em TI estão acostumadas a lidar com os mais variados ambiente, com empresas de praticamente todos os nichos de mercado e modelos de negócio. Com isso, os profissionais que compõem sua equipe possuem um know-how gigantesco que pode ser colocado à disposição da contratante.

6. Retorno sobre o investimento

O papel de uma equipe terceirizada não é apenas realizar os processos de TI para a empresa que a contratou, reduzindo seus custos, mas também avaliar constantemente esses processos. O objetivo é buscar a melhoria contínua e a adequação às novas tecnologias que possam surgir com o passar do tempo.

O que se pode esperar é um retorno certo sobre o investimento realizado na contratação de uma equipe especializada em tecnologia da informação, por meio do aumento do desempenho das atividades terceirizadas pela empresa.

7. Qualidade dos serviços

Ao contratar uma equipe especializada em TI, pode-se esperar um total empenho e uso de conhecimentos para entregar o melhor serviço. O que pode ser garantido também via contrato.

Ao fechar um acordo de terceirização, a empresa poderá contar com um tempo hábil de resolução de problemas que possam vir a ocorrer, como a indisponibilidade de serviços, diferentemente de uma equipe interna, em que essa obrigação não fica totalmente nítida.

O quesito qualidade poderá ser medido de forma fácil pelo gestor com o auxílio de informações entregues diretamente pela empresa terceirizada, por meio de relatórios que exemplificam todas as suas atividades.

Esperamos que com base nesse post você possa ter visualizado como a terceirização de TI é uma maneira de melhorar os serviços de tecnologia de uma empresa. Compartilhe esse artigo em suas redes sociais e permita que seus contatos possam conhecer as vantagens da terceirização!

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