BIG DATA: Uma grande revolução para a área de TI

big data

Entenda como o BIG DATA está revolucionando a área de TI e porque você precisa investir na tendência que está a cada dia mais presente nas empresas.

Se há uma certeza para a área de TI e para o mundo dos negócios é sobre o timing, a tomada de decisões precisa ser ágil. Além disso, as empresas precisam estar cada vez mais informadas e atualizadas para auxiliar em seus processos decisórios. Mas isto depende de vários fatores, ainda que ferramentas de BI (Business Inteligence) ofereçam recursos úteis para tal, estas não são mais eficientes. É aí que entram as soluções de BIG DATA, que vêm para agilizar este processo.

Mas qual a diferença entre BI e BIG DATA?

No BI as análises de informações são obtidas somente no passado, precisando de um profissional para, depois, interpretar os dados. O BIG DATA sugere a integração de uma inteligência nas soluções, com análise de grandes volumes de dados em tempo real.

A visão tradicional do BI já não é suficiente para suprir as demandas dos novos gestores. Eles querem entender o que houve, mas ao mesmo tempo precisam de uma predição como resposta. As empresas que aplicam a inteligência certa, mais os recursos do BIG DATA conseguem vantagens que, hoje, são impossíveis de se obter somente com o BI. É essa tendência que vem revolucionando a área de TI. Entretanto, o mercado ainda requer profissionais capacitados para lidar com as novas metodologias.

BI vs. BIG DATA: Um ou outro?

Muita gente se pergunta se uma coisa anula a outra, quando na verdade não. O BI e o BIG DATA podem ser utilizados juntos, de forma complementar, afinal, a definição do conceito de BI e BIG DATA são diferentes. As duas soluções se completam e não se anulam.

Como o BIG DATA está revolucionando a área de TI?

bi big data tiA realidade é que o TI vem ganhando grande relevância nesse novo ambiente de dados. O BIG DATA já deixou de ser um diferencial competitivo para se tornar fundamental na área da tecnologia da informação. São duas áreas que devem andar juntas para garantir o sucesso da empresa.

Através do BIG DATA, o departamento de TI pode oferecer mais flexibilidade e agilidade para a empresa e, paralelamente, equilibrar a governança, a segurança dos dados e a conformidade. Quando a empresa passa a tomar decisões com base em dados analisados em tempo real, o TI passa a ser visto como um “braço direito” nas estratégias de negócio.

Os dados são o principal indicador para qualquer tipo de decisão estratégica. Através deles é possível conhecer melhor seu consumidor, seus comportamentos e entender como você pode melhorar e personalizar a sua experiência com ele. O BIG DATA também pode ser útil para aumentar a segurança na infraestrutura de TI, reduzir custos e otimizar processos.

A boa notícia é que não é preciso gastar milhões em servidores e superprocessadores para analisar dados. Muitas empresas trabalham com soluções simples e baratas para atender empresas de pequeno e médio porte. Guardar e processar os dados na nuvem, por exemplo, é uma maneira de reduzir os custos do BIG DATA. Tudo pode ser feito remotamente e na nuvem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *