Aprenda a otimizar o desempenho dos componentes de infraestrutura de TI

Cada vez mais, as empresas do mercado compreendem a importância e necessidade de desenvolver suas áreas de Tecnologia da Informação (TI). Existe uma percepção de que esse time representa investimento para ser competitivo e não mais somente custos. Porém, para que essa seja a realidade do negócio, é fundamental saber como otimizar os componentes de infraestrutura de TI.

A infraestrutura de TI é a base dessa área, ou seja, são todos os equipamentos, contratos, sistemas e pessoas que compõem um time de TI. Normalmente, a construção da infraestrutura demanda tempo, planejamento e grandes investimentos financeiros.

O problema é que os diferentes componentes que formam a infraestrutura, quando não são monitorados e geridos de forma correta, tendem a causar problemas que comprometem todo o resultado do negócio — como falhas de segurança, perda de dados e danificações de equipamentos.

Pensando nisso, reunimos abaixo as principais informações para você otimizar o desempenho dos componentes de infraestrutura de TI na sua empresa e garantir os melhores resultados para o seu negócio. Leia até o final para conferir!

Quais são os principais componentes de infraestrutura de TI?

Vamos começar entendendo quais são os principais componentes de TI que compõe (ou deveriam compor) sua infraestrutura. Confira: 

Hardware

Essa é a parte física de um sistema computacional, ou seja, são os elementos palpáveis. Entre os itens mais comuns são teclados, mouses, monitores, pente de memória, gabinetes, processadores etc.

Software

O software é a parte lógica de um sistema, ou seja, tudo que não é palpável e faz com que os equipamentos tenham função. Entre os itens comuns estão os aplicativos, sistemas de informação, sistema operacional e BIOS.

Banco de dados

O banco de dados ou base de dados, é um conjunto de registros da organização que está disposto de forma estruturada dentro de um dispositivo ou sistema. Sua função é armazenar dados que podem ser convertidos em informações importantes para o negócio.

Redes de telecomunicações

As redes são um conjunto de componentes e acessórios que viabilizam a troca de dados e informações entre partes, ou seja, a comunicação. Fazem parte desse item a rede local, extranet, intranet e internet.

Pessoas

As pessoas — também conhecidas como humanware ou peopleware, são os profissionais que utilizam a infraestrutura e toda tecnologia da organização. São os operadores, membros do suporte, analistas, especialistas e gestores de TI.

Qual a importância de fazer uma gestão eficiente da TI?

Existem muitos problemas que podem acontecer dentro de uma infraestrutura de TI   como erros em processos cometidos por pessoas, defasagem de equipamentos do hardware e softwares, tentativas de ataques ao banco de dados, quedas na rede, entre muitos outros.

Todos esses acontecimentos geram prejuízos para a organização, podendo comprometer até 75% do investimento feito na área. Porém, esses problemas poderiam ser evitados com uma simples gestão de TI bem organizada.

Uma gestão eficiente permite que a verba da área seja investida em melhorias na infraestrutura, adotando melhores componentes. Além disso, o time que antes perdia muito de seu tempo “apagando fogo” pode se dedicar a construir soluções e contribuir para um negócio mais competitivo.

Outro ponto importante é que os problemas nos componentes de infraestrutura de TI afetam toda a organização, ou seja, quando os sistemas possuem mal funcionamento, a rede fica indisponível e informações são perdidas, a performance dos demais membros da organização é comprometida.

Todos esses problemas resultam em mais gastos para a área de TI, menos investimento em inovação, perda da produtividade dos funcionários e um negócio com baixa competitividade. Por isso, é fundamental ter uma boa gestão da área e otimizar o desempenho da infraestrutura  item que abordamos a seguir!

Como otimizar o desempenho da infraestrutura e do time de TI da empresa?

Fica evidente que uma boa gestão de TI é necessária para manter o negócio competitivo, certo? Confira agora as melhores dicas para desenvolver isso no seu negócio.

Comece com um time de qualidade

A base de uma boa infraestrutura é ter profissionais qualificados e que entendem desse processo. Dessa forma, eles serão capazes de compreender as reais necessidades da organização, fazendo os investimentos necessários para atendê-las.

Além disso, esses funcionários devem ser responsáveis por criar os processos, políticas e boas práticas de TI que asseguram o melhor funcionamento de todos os sistemas. Por isso, qualidade é fundamental!

Tenha itens de reposição

Outra dica muito útil que minimiza problemas é ter itens de reposição na empresa ou um programa de troca periódica dos componentes de hardware. Dessa forma, é garantido que eles serão substituídos antes de apresentarem problemas e comprometerem o funcionamento da infraestrutura.

Mantenha mais de um caminho para o Data Center

O data center é o centro das operações de TI, dessa forma, é necessário garantir a alta disponibilidade de seu acesso. Para isso, é indicado manter mais de uma linha de conexão. O uso de um ambiente remoto também é uma boa solução, uma vez que, se algo acontecer à estrutura física da empresa, os sistemas continuam funcionando.

Desenvolva uma Política de Segurança da Informação (PSI)

Com a crescente preocupação com a proteção de dados em sistemas virtuais, é preciso garantir que todos os funcionários estejam preparados para evitar incidentes que vazam e facilitam o roubo de dados da empresa. Por isso, é necessário criar uma PSI ou ITIL com todas as orientações e boas práticas ao usar as tecnologias da empresa.

Mantenha o monitoramento da infraestrutura

A melhor forma de lidar com os problemas é prevenindo que eles realmente aconteçam e se, caso eles existam, o time esteja preparado para identificá-los o quanto antes. Por isso, é fundamental ter um plano de monitoramento constante dos sistemas, acessos e funcionamento dos componentes de infraestrutura de TI.

Tenha Suporte Técnico

Por fim, é importante ter uma área de suporte técnico ou Help Desk — como também é conhecido. Esse time é responsável por solucionar incidentes e chamados abertos por clientes da organização ou até mesmo por outros funcionários. Sendo assim, ele ajuda a manter a ordem e funcionamento geral.

Muitas organizações optam por contratar parceiros para executar boa parte dessas atividades, facilitando a eficiência da gestão. Existem empresas especializadas em monitoramento e gestão de componentes de infraestrutura de TI. Elas oferecem sistemas completos e personalizados que atendem da melhor maneira as necessidades de cada negócio.

Fica evidente que manter uma boa gestão é fundamental para o sucesso da área de TI, bem como do negócio em si. O crescente uso da tecnologia coloca em evidência essa necessidade e, seguindo as dicas apresentadas, fica mais fácil solucionar esse desafio.

Agora que você já sabe como otimizar o desempenho dos componentes de infraestrutura de TI no seu negócio, confira por que você deve investir em gestão de infraestrutura de TI para conquistar resultados ainda melhores!

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