8 práticas para favorecer o aumento de produtividade de sua equipe de TI

Aumentar a produtividade da equipe de TI é um desafio para muitos gestores, uma vez que são diversos fatores que pesam na hora da otimização desse setor. O mercado está cada vez mais competitivo e é muito importante buscar por meios que reduzem custos ao mesmo tempo que ampliam a produção.

Adotar métodos que aumentam a eficiência dos processos é uma iniciativa pertinente, pois isso acaba trazendo benefícios para o negócio, além de melhorar a segurança de dados. Portanto, é importante introduzir novas estratégias e promover uma gestão de qualidade da equipe de TI. Isso é fundamental para garantir os resultados pretendidos pela empresa.

Pensando nisso, preparamos este post para que você conheça 8 práticas que favorecem sua empresa a aumentar a produtividade dos profissionais de TI. Confira agora!

1. Tenha uma comunicação eficiente com a sua equipe

A comunicação é uma das práticas mais importantes, uma vez que a sua aplicação interna pode melhorar e muito o ambiente de trabalho e, consequentemente, ampliar a produtividade. Para isso, é necessário levar em consideração duas questões importantes:

  • comunicação micro: referente às informações do dia a dia e essenciais para o andamento das atividades;
  • comunicação macro: relacionada às informações que têm um embasamento mais amplo, sendo o objetivo do projeto, o cronograma geral e o papel de cada um no projeto.

Dessa forma, sua equipe precisa estar muito bem informada, de forma a evitar trabalhos dispensáveis, além de criar um sentimento de envolvimento com as metas do empreendimento. Sendo assim, é preciso se certificar de que todos os seus funcionários têm acesso às informações relevantes e que essa comunicação seja fluida e eficaz.

2. Defina metas para o time

Uma das formas de provocar a motivação de uma equipe é buscar os melhores resultados por meio da determinação de metas. Nessa ocasião, é muito importante ter a cautela necessária ao estabelecer objetivos, visto que eles precisam ser alcançáveis, a fim de que o time não se perca com metas impossíveis — o que gera alta carga de estresse e outras consequências sérias.

Então, faça a divisão de objetivos de acordo com a área e os delegue para cada um dos colaboradores. Essa responsabilidade faz com que eles se sintam importantes por participarem desse projeto.

3. Use a tecnologia a seu favor

Ter uma equipe bem treinada e qualificada não é o suficiente, pois os recursos tecnológicos são fundamentais para o desenvolvimento do seu negócio. A infraestrutura oferecida aos colaboradores influencia fortemente nos resultados e aumenta a produtividade.

Por isso, tenha em mente que é preciso fornecer condições adequadas para a execução das atividades, uma vez que as soluções tecnológicas proporcionam agilidade e automatizam os processos que antes eram manuais. Adotando esses métodos, suas tarefas operacionais serão muito mais eficientes.

4. Invista no treinamento e desenvolvimento profissional

Capacitar seus colaboradores é a chave para aumentar a produtividade da equipe de TI. Assim, é interessante para sua empresa proporcionar oportunidades de desenvolvimento de carreira, como cursos, palestras, treinamentos e técnicas de motivação. Esses recursos desenvolvem as habilidades e os conhecimentos dos seus funcionários.

É preciso que as empresas enxerguem isso como uma oportunidade de melhoria para o negócio, visto que o retorno será muito maior do que o investimento em desenvolvimento profissional. Isso evita possíveis gastos com novas contratações e estimula sua equipe a melhorar a rotina de trabalho.

5. Crie programas de avaliação de desempenho

É interessante para o negócio que sejam criados métodos de avaliação de desempenho dos funcionários. Isso auxilia no aumento do empenho do pessoal e otimiza a qualidade dos serviços.

As avaliações são ótimas estratégias e bastante indicadas para melhorar o local de trabalho sem pressioná-los. Essas práticas podem ser feitas periodicamente e de diferentes formatos, como:

  • avaliação feita pelo gestor;
  • avaliação realizada pela própria equipe;
  • autoavaliação para que o funcionário reflita sobre sua atuação e veja quais melhorias adotar;
  • avaliação 360°, que é bem comum nas grandes organizações. Aqui, todos são avaliados, incluindo os líderes, e há espaço para analisar outros colaboradores.

Não importa qual método escolher, é importante que seja dado espaço para que sua equipe também avalie o que não está indo conforme o esperado e busque por melhorias. Essas práticas permitem aumentar a produtividade da equipe de TI e trazer eficiência para a sua empresa e para o seu time.

6. Forneça feedbacks constantes

O feedback é uma ferramenta excelente para evitar retrabalhos ou trabalhos improdutivos. Assim, quando você perceber que é possível melhorar algo no serviço de um colaborador, converse com ele para que o que está aquém do esperado seja otimizado.

Ao mesmo tempo, quando uma atividade desempenhada por ele for excelente, não deixe de parabenizá-lo por isso. Valorizar a postura da sua equipe é fundamental para uma boa gestão de pessoal.

7. Realize reuniões produtivas

As reuniões devem ter sentido, por isso, evitar aquelas que são excessivas, que ultrapassam o necessário, é essencial para a boa produtividade do seu time. Assim, convoque reuniões que têm pautas definidas de assuntos pertinentes a serem tratados.

Essas reuniões são ótimas oportunidades para se certificar de que todo o grupo está na mesma linha de pensamento, além de discutir em conjunto as questões associadas à área de TI.

8. Controle as atividades e horas de trabalho da equipe

Uma boa maneira de motivar o seu time é promovendo e informando as atribuições de cada colaborador dentro da empresa. Sendo assim, é preciso fornecer dados relevantes para que eles tenham uma visão estratégica de tudo o que acontece no negócio, fazendo com que você tenha controle de todas as atividades, inclusive das horas trabalhadas.

Investir em mecanismos tecnológicos, como a computação em nuvem, pode facilitar o acesso de todos aos projetos que cada um faz parte. A cloud computing auxilia a equipe na sincronização de arquivos importantes, os quais ficam acessíveis a eles por meio de qualquer dispositivo, otimizando a produtividade de toda a equipe.

E aí, gostou do nosso post sobre como aumentar a produtividade da equipe de TI? Então, compartilhe-o em suas redes sociais e espalhe o conhecimento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *