Milvus - 8 ferramentas de TI que você precisa conhecer

Experimente grátis agora mesmo !

Faça agora mesmo um TestDrive gratuito por 7 dias

Testar agora

8 ferramentas de TI que você precisa conhecer

As ferramentas de TI são softwares que podem se aplicar em ocasiões específicas com o intuito de melhorar o gerenciamento de recursos, pessoas e também para o desenvolvimento de um negócio, auxiliando no trabalho de governança, para que os gestores de TI tenham mais tranquilidade devido às ferramentas, deixando que a equipe de TI concentre esforços no resultado.

Além disso, hoje em dia, é difícil encontrar uma empresa que não seja interligada por uma rede de computadores, independentemente do tamanho dela. Dessa forma, é necessário que essas empresas apresentem boas ferramentas de TI para auxiliar no processo diário de gestão, afinal, tudo precisa estar em bom funcionamento para que não haja problemas ou, pelo menos, para que seja resolvido no menor período de tempo.

Com essa enorme demanda atual do uso de TI, listaremos aqui algumas ferramentas que são essenciais para o cotidiano das companhias. Se você tem interesse em saber mais sobre o assunto, continue a leitura conosco.

1. Business Model Canvas

Essa ferramenta tem a finalidade de melhorar modelos de negócio, de uma maneira visual. É como se fosse um mapa do seu projeto, separando em blocos, facilitando a visualização. É possível fazer a impressão, para que outros participantes o utilizem, fazendo anotações necessárias e discutindo todo o processo, passo a passo.

2. Calculadora de ROI

A calculadora de ROI (em inglês, Return On Investment) viabiliza a obtenção de informações importantes para o andamento de um projeto. Isso porque gerenciar processos requer atenção de todos os setores. Com essa ferramenta de TI, é possível mensurar a rentabilidade de um projeto levantando dados importantes para a empresa.

Os cálculos obtidos por meio de uma calculadora de ROI tem a intenção de definir o custo do investimento, dividindo o resultado pelo que já foi investido. Os resultados negativos nessa equação são os prejuízos, e os positivos são os valores já investidos.

3. Plataforma de Gestão

Para que o gestor consiga gerenciar da melhor maneira processos e rotinas da sua equipe, é necessário que tenha uma plataforma para essa finalidade. Sendo também necessário para administrar recursos de diversos setores, como o econômico, reduzindo até mesmo custos com operações de TI. Existem alguns programas que permitem que isso seja feito:

  • Runrun.it: essa plataforma permite gerenciar tarefas e fluxo de trabalho, medindo a performance dos funcionários para checar o desempenho do processo, além de saber em qual fase ele está. Também calcula quanto tempo é gasto em cada tópico, auxiliando na tomada de decisões;
  • Pipefy: essa plataforma de gestão permite gerenciar tarefas ordinárias e fluxos de processos, principalmente para pequenas e médias empresas;
  • Artia: essa aplicação permite compartilhar tarefas, gerenciamento de projeto de TI, além de visualizar tarefas planejadas. Pode também gerar gráficos com o intuito de apoiar as decisões do líder da área.

4. Trello

O Trello é uma ferramenta de TI para organização de projetos. Ele permite que seja gerenciado vários projetos ao mesmo tempo, com otimização de tempo diária para cada projeto, deixando até os prazos de entrega organizados. Pode ser utilizado até mesmo por equipes para cada projeto.

É bastante popular no mercado, além de ser simples e fácil de aprender a utilizá-lo.

O Trello figura entre as ferramentas de gestão de projetos mais populares do mercado. É simples e tem uma curva pequena de aprendizado.

5. Capacitação de colaboradores

Os colaboradores da área de Tecnologia da Informação devem estar sempre atentos para as mudanças da área, continuamente em transformação. Dessa forma, não pode descuidar da capacitação deles, sendo interessante buscar ferramentas de EaD, especialmente e-learning e m-leaning. Isso terá impactos positivos no setor, além de aumentar a inovação.

Há muitas instituições de ensino que contam com aplicações voltadas para esse modo, basta procurar aquelas que atendam ao seu propósito específico para a área de TI.


6. Nagios

A Nagios é uma ferramenta para monitoramento, uma das mais populares do mundo. O seu diferencial é o código aberto (open source). Como muitos sabem, aplicações com código aberto permitem que qualquer especialista possa desenvolver a ferramenta, podendo obter algo similar de maneira personalizada.

A principal função do Nagios é o monitoramento 24 horas de redes tanto locais quanto remotas, encontrando qualquer problema ou falha do sistema, e, quando isso ocorre, ele prontamente envia um alerta para a empresa solucionar.

Há também um recurso para que o próprio Nagios corrija problemas menos urgentes, a fim de evitar deslocamento de funcionários até a empresa.

7. Ferramentas de nuvem

As ferramentas de nuvem vieram para evitar dores de cabeça com perdas de informações relevantes e arquivos, isso porque é possível recuperar os dados ou contactar o suporte das empresas das ferramentas de nuvem para que haja restauração dos itens perdidos.

Além disso, é possível ter acesso remoto, permitindo que se acesse de qualquer lugar do mundo desde que tenha conexão com a internet.

O mais conhecido é o Dropbox, pois é fácil de ser utilizado devido à sua interface bastante intuitiva e, além disso, não faz versionamento dos arquivos.

8. Ferramentas físicas

Além de todas essas aplicações, há ainda diversas ferramentas que são necessárias para a Tecnologia da Informação e são mais comuns do que você imaginou ao ler o título deste post. Seriam elas:

  • chave de fenda e chave “Philips”;
  • alicates;
  • detector de voltagem;
  • Sugru;
  • multímetro.

Todas essas ferramentas são utilizadas para os reparos físicos nos dispositivos. Sejam eles qual forem, esses equipamentos são necessários para abrir computadores, cortar fios, detectar a voltagem que está passando naquela fiação, enfim, inúmeras funcionalidades para diversos equipamentos que, para quem é da área de TI, reconhece muito bem.

Listamos aqui algumas dicas sobre aplicações, ferramentas em geral e atualização da equipe, para que a gestão da equipe de Tecnologia da Informação seja a mais adequada possível para a sua empresa! Claro que há outras ferramentas de TI que são indispensáveis para a equipe de TI, porém cada empresa terá suas prioridades.

Para continuar ainda mais por dentro do assunto, leia também o nosso artigo sobre o poder de determinadas ferramentas para a gestão de TI!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Free WordPress Themes