7 dicas importantes para se tornar um bom gestor de TI

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Confira 7 dicas valiosas para se tornar um bom gestor de TI e ter uma carreira de sucesso.

Ser gestor de uma empresa ou de um departamento, independente do tipo de negócio, não é uma tarefa fácil. E também não existe uma receita pronta para você seguir e ter 100% de êxito. Mas as suas atitudes perante à equipe e aos negócios da empresa podem determinar se você é ou não um bom gestor.

Entre as características de um bom gestor de TI, por exemplo, está o foco, a eficiência e a constante busca de atualização sobre as novas soluções disponíveis no mercado. Por isso, hoje separamos 7 dicas que te ajudarão a ganhar destaque neste cargo:

1. Entenda seu negócio de A a Z

O gestor de TI deve ter um amplo conhecimento sobre os negócios da empresa e, principalmente, know how em sua área. Parece óbvio, mas muitas vezes o gestor de TI passa mais tempo em reuniões do que utilizando suas habilidades técnicas para solucionar problemas e se atualizando.

Em virtude disso, seu conhecimento pode ficar ultrapassado e certamente haverá mais dificuldade na hora de sugerir boas soluções para a organização. Lembre-se que trazer novas soluções é um papel fundamental do gestor. Além disso, quando o gestor não tem um nível razoável de conhecimento na área, ele pode perder o respeito da equipe e ser enganado por vendedores com facilidade.

2. Saiba ouvir

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O gestor não toma decisões e não trabalha sozinho. Saber ouvir a opinião da equipe e delegar tarefas é fundamental, assim você mostra como a opinião e participação de todos é importante para o crescimento do setor.

Além disso, você pode aprender muito ouvindo o que seus colaboradores têm a dizer, afinal, eles resolvem a maior parte dos problemas diários e podem trazer uma visão melhor de aspectos operacionais.

3. Seja flexível

Complementando os itens anteriores, um bom gestor de TI precisa saber se adaptar a novos cenários e sempre buscar todas as possibilidades para resolver os
problemas que surgem. Mais uma vez, saber ouvir a equipe se mostra como uma característica fundamental.

Também é importante, mesmo com toda a correria diária e estresse ligado ao departamento, ser flexível com horários e situações atípicas. Problemas familiares e de saúde podem surgir com qualquer funcionário e ele precisará contar com a sua compreensão e apoio.

4. Tenha uma visão estratégica

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Ter a capacidade de otimizar processos organizacionais, saber lidar com indicadores, ter uma visão ampla do mercado e futuro e saber analisar o ciclo de vida da informação fazem parte de um profissional com olhar estratégico.

Ser estratégico é uma competência muito requisitada pelas grandes empresas, sem ela o gestor de TI dificilmente terá sucesso na carreira e trará grandes resultados para a organização. Um “gestor estratégico” soa até como redundante.

5. Se relacione bem

Ter uma boa relação com a sua equipe é importante, mas não basta. O gestor de TI também precisa se relacionar bem com os demais setores da empresa e até mesmo com fornecedores. Ouça os demais gestores e trabalhe em conjunto na hora de propor melhorias.

Uma dica é integrar ações, como promover um treinamento de ferramentas para todos os colaboradores. Também lembre-se de ser gentil e bom negociador, caso você atue com fechamento de contratos e parcerias para terceirização de serviços.

6. Como um gestor de TI você deve dar o exemplo

Ser gestor é também ser líder e os melhores líderes sempre dão exemplo, em qualquer situação. O gestor de TI precisa ser um modelo para a equipe. Por isso, lembre-se de tratá-la com respeito, valorizar seu trabalho e dar total apoio para o alcance das metas.

Um líder encontra maneiras de motivar a equipe e conhece cada um de forma individual, destacando seus pontos fortes e auxiliando nos pontos fracos.

7. Busque as melhores ferramentas e parceiros

Como gestor de TI, você deve ter humildade e inteligência para reconhecer quando alguns projetos estão fora da realidade da sua equipe, às vezes por ser muito enxuta ou por não ser especialidade da mesma. Nesses casos, uma ótima alternativa é terceirizar e/ou substituir o homem pela máquina.

Há inúmeras ferramentas disponíveis no mercado, como sistemas de help desk e inventário. O Milvus Help Desk Inteligente pode ser o seu parceiro, por ser um excelente sistema de help desk e inventário de dispositivos de TI do mercado, monitorando anormalidades em computadores, servidores, celulares e tablet’s. Conheça outros diferenciais e saiba mais:

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Gostou das dicas? Conte pra nós qual a sua experiência como gestor de TI e quais outras competências você considera importante para uma carreira de sucesso. Deixe seu comentário!

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Tenha uma boa gestão! 😉

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