6 vantagens da terceirização de gerenciamento de serviços de TI

A opção pela terceirização de gerenciamento de serviços de TI tem sido crescente nas empresas, especialmente no último ano. Um fator determinante para a ocorrência desse fenômeno foi a aprovação do Projeto de Lei (PL) 4.302/1998, que viabiliza a terceirização para as atividades-meio e atividades-fim. Em 2017, a PL foi atualizada por meio da Lei 13.429.

Entretanto, antes mesmo da alteração dessa lei, o Brasil já dispunha de um grande número de contratados por esse regime ou, especificamente, 18,9% do total de empregados brasileiros.  Além da TI, os principais serviços buscados por meio da terceirização são os de limpeza, segurança e vigilância.

Pensando nos benefícios que esse tipo de contratação oferece às empresas no que se refere a gestão eficiente, elencamos para você 6 vantagens da terceirização dos serviços de TI. Não deixe de conferir!

1. Redução do custo operacional

A redução de custos é uma das principais preocupações dos gestores de uma empresa. Isso ocorre porque é a partir do aproveitamento dos recursos financeiros que a organização poderá obter maior margem de lucro.

A elevação na lucratividade contribui para que a organização tenha capital de investimento para crescer no mercado, a partir da elaboração de planejamentos estratégicos. A terceirização de gerenciamento de serviços de TI, nesse sentido, poderá colaborar para reduzir a necessidade de espaço, de equipamentos e de máquinas por parte da empresa.

Consequentemente, também não será necessário investir na compra de ferramentas de TI e nem na manutenção de um núcleo tecnológico para o exercício das atividades. Além disso, os serviços poderão ser contratados de acordo com as demandas e especificidades da empresa. Para instituições de pequeno e médio porte, a redução de custos será visível.

2. Mão de obra especializada e atualizada

Uma das grandes vantagens da terceirização do setor tecnológico é a possibilidade de firmar contrato com empresas que contam com equipes capacitadas em diversas áreas da TI. A instituição contratante disporá de serviços qualificados que oferecem as melhores soluções para seus problemas.

Sabemos que estar atualizado é muito importante para melhorar e agilizar os procedimentos da organização, uma vez que esse fator contribui para elevá-la a um status privilegiado no mercado. Isso sem contar o auxílio a uma gestão eficiente e produtiva.

Vale ressaltar que inseguranças quanto aos serviços terceirizados poderão surgir. De início, o contratante possivelmente estará descrente quanto ao rendimento da equipe. É pensando justamente nessas situações que existem cláusulas para garantir bons resultados, penalizando a empresa terceirizada em casos de suporte insuficiente.

3. Diminuição dos riscos

Para garantir a eficácia dos serviços de TI, é essencial que os equipamentos utilizados tenham alta disponibilidade. Ao terceirizar a infraestrutura tecnológica, o empreendimento estará transferindo a responsabilidade dos riscos que, possivelmente, surgirão. Para garantir que os problemas sejam solucionados com rapidez, é importante que já no contrato seja estipulado um tempo máximo para a correção das falhas.

Nesse aspecto, as pequenas e microempresas poderão obter grande vantagem. Em casos de erros no sistema, o foco na atividade principal da companhia poderá ser mantido, evitando que os funcionários precisem dispor de seu tempo. A equipe técnica da terceirizada estará sempre pronta para resolver o que for necessário.

4. Ganho em produtividade

Ao contratar uma empresa que ofereça serviços de TI, o empresário contará com profissionais que recebem constantemente treinamentos adequados para a solução dos problemas. Além disso, a equipe contratada estará focada em uma única atividade, o que contribui significativamente para a qualidade dos serviços.

O investimento feito pela terceirizada em máquinas, equipamentos e ferramentas para realizar as atividades com melhor desempenho também otimizará os processos da organização.

O acesso às tecnologias de ponta e aos profissionais qualificados trará maior agilidade, fator importante no que tange à redução de perdas e desperdícios. Outra vantagem em relação à empresa a partir da terceirização é a melhora da experiência do consumidor final dos serviços que oferece, tornando-a mais apta para alcançar as metas que deseja.

5. Facilidade para gerir recursos de TI

O gerenciamento dos recursos de TI é complexo. Ter, portanto, conhecimento da demanda para melhorar os processos da organização é de extrema importância e contar com uma equipe capacitada poderá facilitar a administração dos serviços.

Manter um inventário de rede, realizar planejamentos periódicos e emitir relatórios para a análise dos serviços de TI podem se tornar empecilhos à fluência das atividades na empresa. Dessa forma, terceirizar os serviços significará ter maior facilidade para gerir os recursos, já que as maiores responsabilidades estarão nas mãos da instituição contratada.

Isso repercutirá, também, no tempo para a realização das atividades essenciais e no crescimento do negócio, que se preocupará menos com setores que funcionam apenas como meio para o alcance de seus objetivos.

6. Segurança das informações

Manter a segurança de dados sigilosos é tarefa que exige cautela e alta especialização. Sem dúvidas, ela representa uma das maiores preocupações dos empreendedores, pois o vazamento de informações pode comprometer toda a atividade empresarial.

A falta de sigilo de dados estratégicos, portanto, pode significar um desastre para a empresa que pretende aumentar sua visibilidade no mercado. Campanhas, planejamentos de marketing e orçamentos, por exemplo, são documentos que devem ser mantidos com a máxima segurança.

Para que isso ocorra, é importante contar com uma empresa que possa orientar e indicar as melhores ferramentas para proteger seus dados. Além do mais, ela conta com profissionais mais aptos a conduzirem processos de segurança de forma adequada, evitando riscos como perda de dados ou arquivos e falhas nos sistemas.

As vantagens da terceirização são várias. Diante de um contexto de avanços no setor tecnológico e de aumento na competitividade do mercado, torna-se necessário adotar estratégias para manter o negócio na preferência diante do consumidor. Para tanto, a otimização dos processos e a qualidade do atendimento são fundamentais.

A terceirização de gerenciamento de serviços de TI pode trazer diversificadas soluções para as necessidades que a companhia encontra para alcançar seus objetivos. A contratação dos serviços de help desk, por exemplo, pode auxiliar na gestão e comunicação interna da empresa.

Além do mais, uma das principais vantagens da terceirização é o auxílio de uma visão externa e distante da gerência da organização. Isso pode ser muito válido para identificar melhor os problemas e as falhas no negócio.

Ficou com alguma dúvida sobre o processo de terceirização em TI? Entre em contato com a nossa equipe de especialistas para que possamos ajudar você!

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