6 ferramentas de TI que podem melhorar a performance da sua equipe

Todo gerente da área de Tecnologia da Informação tem diante de si um desafio enorme: melhorar a performance da equipe ao mesmo tempo que otimiza os gastos no setor. A missão é difícil, mas existem diversas ferramentas de TI que podem ajudar você a alcançar seus objetivos.

Desde softwares de gestão de projetos até monitoramento do tempo, de pesquisas de mercado até programas de help desk, o que não faltam são opções para ajudar na rotina de trabalho das organizações.

Neste artigo, vamos listar 6 ferramentas, mostrar como elas aprimoram a gestão de TI e quais os benefícios que você pode alcançar ao integrar corretamente as soluções. Acompanhe!

Qual o papel estratégico da área de TI

Para explicarmos quais são as melhores opções à disposição dos gerentes, é importante ressaltarmos primeiro o papel estratégico da área de TI nas empresas. Nos últimos anos, a relevância desse setor cresceu bastante.

As organizações perceberam que a TI não é apenas uma simples atividade meio. Pelo contrário! É necessário encará-la como parte estratégica que é e vital para o sucesso dos negócios.

Afinal, é a área responsável em escolher e manter funcionando todo o sistema tecnológico de uma organização, por exemplo:

  • sistema de telecomunicações e internet;
  • servidor para armazenar arquivos importantes, como fluxo de caixa;
  • ferramentas para gestão, como ERP;
  • treinamento dos funcionários para utilizar corretamente os softwares adquiridos.

Se a sua empresa já percebeu que não consegue mais trabalhar sem softwares e outros aplicativos, é preciso entender também que não consegue viver sem uma área dedicada à Tecnologia da Informação. Não é mesmo?

Quais os desafios da área de TI

Um gerente de tecnologia encontra diversos desafios no seu dia a dia. É comum, por exemplo, encarar dificuldades em montar a equipe ideal. Faltam profissionais capacitados no mercado e a disputa por esses talentos é enorme entre empresas concorrentes.

Com mão de obra escassa, é comum haver também sobrecarga de trabalho. Em geral, as equipes de TI estão cheias de tarefas e problemas para resolver diariamente. Uma rotina estressante e que, se não for bem administrada, gera impactos negativos na empresa inteira.

Diante desse cenário, é importante implementar aplicativos e softwares para aprimorar a rotina do setor. Essas ferramentas são essenciais para manter o bom fluxo de trabalho e para superar os desafios citados acima.

Quais ferramentas de TI ajudam na performance da empresa

Se você acompanhou o artigo até aqui, é porque está clara a importância da área de TI para qualquer empresa nos dias de hoje. Porém, uma pergunta ainda não foi respondida: quais ferramentas de TI adotar para que os funcionários produzam mais e melhor?

Para responder a esse questionamento, listamos, a seguir, seis ferramentas. São dicas valiosas que podem ajudar seus funcionários em diversas tarefas. Considere cada uma delas e avalie quais seriam as melhores para a realidade em que você atua. Confira.

1. Basecamp

Alguma vez você se encontrou perdido em um mar de anotações, recados, lembretes e compromissos agendados? Então, o Basecamp pode ser muito útil. Essa plataforma visa aprimorar o gerenciamento e o fluxo de informação na gestão de projetos.

Com ele, é possível organizar todas as informações em um único ambiente, ou seja, em uma única base de trabalho. O Basecamp oferece ferramentas essenciais, como chat, e-mail, to-do list e editor de texto.

2. Trello

O Trello é uma das alternativas mais populares quando o assunto é ferramentas de TI. Ele ganhou o coração dos gestores graças à praticidade, simplicidade de uso e, claro, por ser gratuito.

Com visual intuitivo, o Trello é uma grande ajuda para o gerenciamento simultâneo de vários projetos. Isso permite organizar melhor as tarefas e otimizar o tempo, tanto dos gestores quanto da equipe de funcionários.

A popularização deu ao Trello mais uma vantagem: é provável que seus funcionários já conheçam a plataforma. Na prática, isso significa menos tempo de treinamento para aprender os recursos do software.

3. Pipefy

Plataforma de gestão de processos, a Pipefy foi desenvolvida e desenhada especialmente para atender as demandas de pequenas e médias empresas. Por isso, ganhou adesão rápida de milhares de gestores de TI.

Pela Pipefy, é possível gerenciar tarefas recorrentes e os fluxos de trabalho em cada processo empresarial. Costuma ser usada para registrar requisições de serviços, roadmap e para mensurar a qualidade na entrega das tarefas. A solução é oferecida em uma versão gratuita.

4. Rescue Time

Quem nunca perdeu tempo de trabalho distraído com YouTube, Facebook ou Twitter que atire a primeira pedra. Pensando nisso que nasceu o Rescue Time, uma ferramenta que monitora como seu computador é usado.

Os relatórios podem ser diários ou semanais e revelam o tempo gasto em cada janela, aplicação ou site aberto em sua máquina. É uma excelente alternativa para quem quer se manter focado no trabalho, evitando as distrações da internet.

5. Clara

Clara ajuda a resolver um problema comum a qualquer brasileiro: reduzir o tempo perdido em reuniões. A ferramenta utiliza um software de inteligência para organizar e ajustar a agenda de encontros.

Outra funcionalidade interessante é a gestão automática de salas de conferência ou até mesmo o envio de links para encontros virtuais. Pare de perder tempo conferindo a agenda e migre de vez para a Clara.

6. Milvus

Não poderíamos finalizar a lista sem citar a ferramenta Milvus. Com ela, você pode melhorar radicalmente a eficiência da sua equipe de suporte de TI. O software reúne uma série de funcionalidades.

Entre elas, destacamos a Central para Gestão de Chamados, portais distintos (mas integrados) para Cliente e para Gestor, além da Linha do Tempo dos Chamados e relatórios personalizáveis.

A Milvus também oferece uma solução para realizar o inventário de TI. Com o inventário, fica mais fácil gerenciar os ativos de tecnologia da sua empresa, controlar as licenças e monitorar as senhas.

Se você quiser melhorar a performance da sua equipe de tecnologia e demais funcionários, não deixe de avaliar as ferramentas de TI citadas acima. Aproveite e assine a nossa newsletter para receber mais conteúdos relevantes da área de TI!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *