5 passos para incentivar a cultura da inovação na sua empresa

Com a correria do dia a dia, é normal que algumas práticas fiquem um pouco de lado no trabalho. Se você atua na área de tecnologia da informação (TI) de uma empresa, sabe que a cultura de inovação deveria estar sempre a pleno vapor! Por quê? Porque a equipe de tecnologia da informação é responsável, muitas vezes, por motivar e servir de exemplo para outras áreas, já notou?

E como fazer isso? Não pense que é difícil ou impossível. Na verdade, o que você precisa é de foco e de boas estratégias. Afinal, uma vez iniciado, o plano de transformar a TI em um setor de cultura da inovação vai se mostrar capaz de ir longe e realmente fazer a diferença em toda a empresa. Até melhor: pode ajudar diretamente no crescimento da companhia!

Quer uma ajuda nessa tarefa? Confira a seguir alguns passos essenciais que vão incentivar de vez a sua equipe a querer estar sempre à frente! Boa leitura!

1. Lance desafios aos colaboradores

Praticamente todo profissional gosta de se ver frente a um desafio. Além de tirar os funcionários de sua zona de conforto, promover uma série de desafios faz o trabalho ser mais dinâmico, sem monotonia, atrativo e cheio de novas possibilidades. Por isso, nada melhor que começar apostando nessa prática.

Para colocar o plano em ação, é bom você tirar alguns minutos por dia para conversar com seus colaboradores. A equipe precisa entender que existem desafios a serem enfrentados e que só depois haverá resultados positivos quanto ao próprio trabalho. Feito isso, lance ao menos um desafio por semana, lembrando todos os dias do que se trata.

É bom fazer um mapeamento das principais dificuldades que os profissionais estão tendo no trabalho e propor o desafio de mudar para melhor. Além disso, verificar o que os clientes mais apontam como quesitos negativos também pode se transformar no desafio do mês ou até mesmo a longo prazo, como um semestre.

2. Crie metas coletivas e individuais

Andando lado a lado com o tópico anterior, criar metas coletivas e individuais vai melhorar bastante a cultura da inovação dentro da sua equipe, viu? Imagine que, depois de lançar desafios aos colaboradores, mostrar suas metas será mais um papel decisivo para que o funcionário saiba aonde precisa chegar e de que forma vai alcançar esse sucesso.

Quanto mais claras as metas estiverem, melhor. Por isso, comece chamando de forma individual a sua equipe e repassando o que você espera daquela pessoa. Depois, explique como funcionará a parte coletiva, reforçando que, quanto mais informações as pessoas trocarem entre si, melhor para encontrar as ideias mais criativas e inovadoras do mercado.

Outra dica para que essa etapa dê certo é estimular a equipe a se reunir algumas vezes na semana para a troca de ideias sobre suas principais dificuldades e como fazer para alcançar as metas. Isso pode ser uma excelente prática para que os funcionários vejam que estão trabalhando juntos em um único objetivo!

3. Bonifique os profissionais de destaque

Depois de tanto trabalho, dedicação e esforço no desenvolvimento de uma cultura da inovação na sua empresa, o que seria melhor do que bonificar os profissionais que se destacaram na tarefa? Esse é um ótimo momento para que você fortaleça os laços de confiança com cada um desses funcionários e deixe sempre uma porta aberta para eles.

Para bonificar, vale de tudo um pouco. Separar por categorias de conquistas é uma ideia que promete incentivá-los ainda mais. Por exemplo: sabe aquele desafio que você lançou? Quem conseguiu resolver em tempo recorde pode ganhar um dia de folga ou uma emenda de feriado. E a meta alcançada na metade do tempo estipulado? Uma ótima sugestão para uma viagem de férias para o Nordeste com tudo pago.

Resultados positivos e elogio do cliente? Nada melhor que um jantar completo em um local bacana para comemorar essa vitória, e por aí vai.

O que vale mesmo é você demonstrar que toda a sua equipe pode ganhar por se esforçar e realmente se dedicar!

4. Acompanhe resultados

Ser um gestor da área de TI e não acompanhar os resultados dos seus colaboradores é, sem dúvida, um tiro no pé. Não adianta você deixá-los com boas práticas a serem executadas se não está presente no desenvolvimento delas. É dessa forma que você poderá fazer correções, caso necessário, e analisar de perto como os funcionários estão trabalhando.

É interessante, também, divulgar os resultados, sejam eles semanais, mensais, bimestrais ou semestrais e anuais. O motivo é simples: deixar todo mundo bem informado sobre como a empresa está caminhando no mercado e de que forma os clientes estão se sentindo em relação ao trabalho executado.

Exponha os resultados da área de TI em um local onde todos da empresa possam ver, ajudando até mesmo a dar o destaque que a equipe merece e, melhor, demonstrando que os profissionais são essenciais para que a companhia funcione de forma saudável.

5. Incentive a cultura da inovação com um bom sistema de TI

Como parte final do objetivo de incentivar a sua equipe a nutrir uma cultura da inovação, nada mais bacana do que oferecer a ela um sistema completo e integrado de TI. Pense que isso facilitará todo o trabalho que está sendo executado, assim como otimizará tempo e dinheiro para a empresa.

Produtividade maior? Um bom sistema também é capaz de potencializar isso! Não esqueça que é o que faz com que os clientes percebam uma qualidade superior nos serviços e fará de você um bom gestor, reconhecido e admirado dentro e fora da companhia. Portanto, aposte em soluções que apresentem essas características.

Como você pode notar, a cultura da inovação não só pode como deve ser incentivada dentro da sua equipe de TI. É esse tipo de prática que mostrará toda a importância que os seus colaboradores têm, podendo servir como exemplo para as demais áreas da empresa em que você trabalha – ótimo, não?

Ajude outros profissionais a saberem também destas dicas! Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *