5 Maneiras de ser transparente com Seu Cliente

Transparente com seu Cliente

Transparência com o cliente é essencial para fazer com que a empresa cresça e consiga sempre mais formas de atingir seus objetivos.

É preciso encontrar as melhores formas para ser transparente com seu cliente, claro e direto, mostrando sempre os pontos positivos da empresa e tudo que ela tem para oferecer. De forma geral, podemos entender que esta é uma das maneiras mais eficazes de evitar que o cliente fique pedindo descontos excessivos devido à falta de conhecimento dos serviços prestados.

Mesmo quando o assunto é venda, a transparência é fundamental, para que ele saiba qual serviço está comprando e o que pode esperar da empresa como um todo.

É neste contexto que trouxemos neste artigo as 5 maneiras de ser transparente com seu cliente, de forma efetiva e simples, sem que isso demande muito tempo ou reuniões longas periódicas. Traremos soluções que vão melhorar sua relação com aqueles que são essenciais para que a empresa consiga atingir seus objetivos.

Podemos citar como um grande problema da falta de ser transparente com seu cliente, o fato de ser comum que os clientes passem a achar que estão pagando por serviços ineficientes.

Sabemos o quanto isso é preocupante e ruim de forma geral, porque as empresas de TI trabalham muito para manter suas contas funcionando perfeitamente a cada dia.

Por isso, o ideal é saber como mostrar ao cliente quais são os serviços prestados, de forma detalhada, simples e fácil de entender.

Só assim ele poderá dar o valor que a empresa merece, pois ficara consciente do trabalho que tem sido feito ao longo dos meses para que o negócio dele se mantenha sempre funcionando na mais perfeita ordem.

Entenda, uma empresa que não consegue expressar seus serviços, pode sofrer graves consequências, como:

1-  Clientes que acham que não tem nada sendo feito e exigindo descontos absurdos porque não entender o real valor dos serviços prestados.

2- Frustração dos responsáveis pela empresa, que sofrem com a falta de valorização e a pressão excessiva.

3- Empresários que cedem aos clientes e acabam cobrando pouco por um trabalho que custa muito, perdendo dinheiro e tempo.

4- Funcionários mal pagos e que não veem na empresa chance de crescimento.

É um problema sério o fato de que as empresas de TI não tenham tempo ou dedicação para serem transparente com seu cliente. Isso porque acabam achando que não é necessário, sem levar em conta que o cliente é leigo e pode não perceber que os serviços prestados são de excelência.

Entendendo que ser transparente com seu cliente é fundamental para ele e para o crescimento da empresa, separamos, então, as 5 maneiras de fazer isso, sem precisar entrar em contato com cada um dos clientes, perdendo tempo e dinheiro. Algumas ações simples são o suficiente para realizar esse processo de maneira efetiva. São elas:

► 1º Passo: Estimule o feedback

► 2º Passo: Faça a venda de maneira clara

► 3º Passo: Treine quem vai até o cliente

► 4º Passo: Esteja sempre de portas abertas

► 5º Passo: Tenha um canal de comunicação

1° Passo

Estimule o feedback

Transparente com seu Cliente

Estimular o feedback é essencial para que a empresa saiba quem está satisfeito ou não com seus serviços. Assim, fica mais fácil contactar apenas aqueles que têm reclamações, com uma espécie de filtro de urgência.

Sem o feedback, é impossível saber o que o cliente tem achado do atendimento e dos serviços de forma geral e isso é um grave problema, que pode trazer consequências graves para toda a empresa em pouco tempo.

Podemos citar 3 grandes complicações derivadas da falta do feedback:

1- A empresa não sabe quem está com problemas e acaba sendo negligente às necessidades dos clientes.

2- O cliente se sente lesado por não ter os serviços que desejava.

3- Existe perda de contratos e a empresa para de crescer.

De fato, este problema precisa ser revertido e trouxemos algumas ações que podem ajudar nisso:

A primeira coisa que você precisa fazer utilizar é um software de TI, que traz a chance do cliente reportar cada atendimento e dizer como ele foi feito. Dessa forma, o feedback é automatizado, poupando tempo.

A segunda coisa é fazer com que o cliente saiba que este canal existe e estimulá-lo a realizar a avaliação sempre após um atendimento.

A terceira coisa é observar os feedbacks e atender a todos, sem exceção.

2° Passo

Faça a venda de maneira clara

transparente com seu cliente

Quando temos pressa em vender, podemos deixar passar batido informações que são importantes e que podem fazer com que o cliente se sinta lesado depois. Isso é um erro comum que deve ser evitado a qualquer custo, mesmo na venda, é fundamental ser transparente com seu cliente.

Uma venda deve ser feita de maneira clara, ou será preciso lidar com um cliente agressivo e que pode tentar diminuir o valor dos serviços por não saber ao certo o que comprou, por isso, como dissemos, ser transparente com seu cliente é fundamental.

Quando isso acontece, podem acontecer 3 problemas:

1- A venda gera apenas um cliente problemático, que irá exigir demais, às vezes além do que ele comprou.

2- O marketing negativo passa a acontecer caso as exigências não sejam cumpridas, o que é um problema a ser levado em consideração.

3- Dor de cabeça e contratos perdidos devido à mal entendidos.

Abaixo, iremos trazer algumas soluções simples para estes problemas:

A primeira coisa que você precisa fazer ser claro. Essa é a primeira e principal regra na hora de fechar uma venda. Prometa apenas o que está no pacote do cliente e deixe isso claro para ele. Seja, mais uma vez, transparente com seu cliente.

A segunda coisa é documentar tudo que está sendo vendido através de contratos sólidos e reconhecidos em cartório.

A terceira coisa é treinar um bom vendedor – caso não seja você que cuide desta parte. Ele deverá ter conhecimento prévio em tecnologia para não deixar dúvidas sobre os serviços.

3° Passo

Treine quem vai até o cliente

 

trasparente com o seu cliente

Parece bobagem, mas os técnicos que vão até o cliente precisam ser ótimos comunicadores, treinados não só para realizar a parte operacional com excelência, mas para levarem as informações ao cliente de maneira clara e simples.

Técnicos que mal conversam com os clientes não são incomuns em empresas de TI. Isso é um erro muito constante e a principal razão é a falta de treinamento desses colaboradores.

Podemos citar três problemas que derivam deste fato:

1- O cliente perde a confiança na empresa, porque não se sente valorizado, já que o principal representante não lhe dá a atenção necessária.

2- O técnico se estressa porque não tem o treinamento adequado para realizar aquele serviço.

3- O cliente não sabe o que foi feito e se sente lesado.

Abaixo, iremos trazer algumas soluções simples para estes problemas:

A primeira coisa que você precisa fazer é finalmente treinar todos os técnicos para que eles sejam bons também no quesito atendimento. Eles devem ser simpáticos, solícitos e bem informados.

A segunda coisa é orientar o cliente novamente a realizar o feedback, para que seja mais fácil identificar os técnicos que ainda não se adaptaram e fazer o treinamento novamente.

A terceira coisa é treinar os funcionários que ficam na empresa para pedirem ao técnico relatórios das visitas.

4°Passo

Esteja sempre de portas abertas

transparente com seu cliente

É essencial que os clientes saibam que a empresa está sempre disposta a atendê-lo sempre que necessário e responder a todas as suas dúvidas de maneira solícita e agradável.  Ele precisa saber que seu objetivo principal é ser transparente com seu cliente e fará isso de todas as maneiras possíveis.

É comum que os clientes liguem quando há um problema e, muitas vezes, acabam se deparando com uma equipe atarefada demais para dar-lhes o suporte necessário. Isso faz com que eles se sintam desvalorizados e acreditem que a empresa não trabalhe adequadamente.

Quando isso acontece, podemos citar três consequências:

1- Por mais que o serviço seja de excelência, o cliente se frusta e faz de tudo para romper o contrato devido ao mau atendimento.

2- Há uma sobrecarga nos funcionários que têm que lidar com clientes que passam a ficar agressivos.

3- Pode haver perdas de bons contratos.

Abaixo, iremos trazer algumas soluções simples para estes problemas:

A primeira coisa que você precisa fazer ter uma boa equipe de atendimento. Ela será responsável por todos os clientes que chegarem, evitando que os técnicos sejam sobrecarregados. É um investimento necessário que precisa ser feito.

A segunda coisa é treinar esta equipe. Ela precisa estar apta a responder todos os questionamentos, sem que seja necessário consultar outros funcionários. A ideia é evitar isso ao máximo.  Eles também precisam ser transparente com seu cliente.

A terceira coisa é mostrar aos clientes que eles são bem vindo e devem sempre entrar em contato. Eles precisam sentir que são importantes e que suas solicitações serão atendidas.

5° Passo

Tenha um canal de comunicação

transparente com seu cliente

Presença em redes sociais e blog é fundamental para que seu negócio seja mais transparente com seu cliente e para que novos contratos possam aparecer. É  a nova era abrindo portas e fazendo com que o trabalho se torne mais visível.

Algumas empresas esquecem o quanto é importante ter um canal de comunicação bem feito e bem administrado, porque acham que ele não é tão essencial. Porém, este é um erro e uma empresa de tecnologia deve ser a primeira a corrigi-lo.

Quando a empresa demora a ser presente na internet, algumas consequências podem acontecer:

1- Menos contas novas, devido à baixa divulgação.

2- Dificuldade em fechar contratos, pois eles não encontram referências online.

3- Os clientes ficam distantes e podem querer trocar de empresa.

Abaixo, iremos trazer algumas soluções simples para estes problemas:

A primeira coisa que você precisa fazer é adquirir presença em blogs e redes sociais. Tenha contas no facebook bem feitas e seja presente nelas. Elas ajudarão na tarefa de ser transparente com seu cliente.

A segunda coisa é ter uma equipe especializada nisso. Seja com redatores ou até mesmo especialistas em marketing.

A terceira coisa é tomar cuidado com a postura. É importante saber como se portar nas redes sociais para não cometer gafes.

Conclusão

Com essas atitudes, será possível ser mais transparente com seu cliente e fazer com que a empresa comece a crescer novamente e não perca contas importantes. É essencial realizar mudanças e fazer com que tudo corra da melhor forma possível. Lembre-se: os clientes representam o seu maior combustível e eles são fundamentais para que a empresa atinja seus objetivos. Quer saber como gerar mais valor para os seus serviços frente aos seus clientes? Então não deixe de ler o artigo Como criar valor dos seus serviços de TI para o cliente.

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