4 benefícios de ter um chat de atendimento ao cliente no seu site

O ditado moderno “em tempos de WhatsApp, ligação é prova de amor” diz muito sobre as pessoas nos dias atuais. E isso não é diferente quando se trata da relação entre cliente e empresa. Muitos consumidores estão buscando chat de atendimento quando querem falar com elas. Essa tendência está levando as organizações a investirem mais nessa tecnologia que traz uma série de vantagens quando comparada ao call center, por exemplo.

E será esse o assunto do nosso post. Vamos mostrar quais são os 4 benefícios de ter um chat de atendimento ao cliente no seu site. Vamos abordar assuntos como aumento de vendas, conversão de clientes, agilidade e atendimento em tempo real, além das reduções nos custos. Ficou interessado em saber mais? Então tenha uma ótima leitura!

1. Aumento das vendas online

Como foi dito no começo do post, a presença online dos usuários vem aumentando muito com a acessibilidade de smartphones e banda larga por parte da população. E a internet não serve apenas para atender os clientes. Ela é usada para vender os produtos.

O chat de atendimento no seu site faz com que os clientes visitem-no quando forem tirar dúvidas. E isso implica em ter acesso a todos os produtos e ofertas que estiver oferecendo. O chat acaba se tornando uma ótima ferramenta para aumentar as vendas e o lucro da empresa. Além disso há outros fatores importantes que devem ser considerados no aumento de vendas online.

Menor taxa de abandono

Os clientes têm uma tendência menor de abandonar o atendimento quando este é realizado online. Isso porque eles podem continuar navegando na internet enquanto aguardam o atendimento ser iniciado. Quando estão ao telefone dificilmente conseguem fazer outras tarefas enquanto aguardam.

Conversa em tempo real

O cliente tem a oportunidade de conversar diretamente com a empresa em vez de tirar dúvidas em um FAQ online. Isso faz com que tenha todas as suas dúvidas esclarecidas e, consequentemente, a pessoa seja convencida a consumir o produto ou serviço sobre o qual ela está buscando informações.

A falta de informação muitas vezes é o que impede uma pessoa de se tornar cliente. O aumento de vendas por meio dos chats de atendimento será significativo com uma equipe bem treinada e capacitada para atender os chamados.

2. Diminuição nos custos de atendimento

O grande diferencial entre chats online e telefone é a velocidade de atendimento. Um representante da empresa consegue atender vários chamados simultaneamente. Isso porque é só abrir várias janelas no computador e colocá-las lado a lado para ir respondendo as dúvidas dos clientes conforme a demanda. No call center ou presencialmente cada representante só consegue falar com um cliente por vez.

Além disso há outros aspectos interessantes a serem pensados.

Terceirização de serviços de atendimento

O que muitos empreendedores não sabem é que a implementação de um serviço de atendimento online não é cara.

E se a solução encontrada for terceirizar e contratar uma empresa especializada no ramo, o custo/benefício é ainda melhor, pois não há gastos com desenvolvimento de sistema, localização de mão de obra qualificada, entre outros. Além, é claro, de ter planos que se encaixam perfeitamente para pequenas e médias empresas.

Atendimentos mais rápidos

Um chat de atendimento permite que várias mensagens automáticas sejam programadas. Situações rotineiras em todos os atendimentos, como introdução e finalização de conversas são automatizadas. Há também as situações onde as perguntas mais frequentes dos clientes são programadas pelos representantes.

Isso agiliza o processo e deixa o cliente mais satisfeito, pois tem a sua resposta obtida mais rapidamente. Consequentemente o atendimento dura menos tempo e os representantes conseguem atender mais pessoas. O resultado é uma otimização de mão de obra e redução de custos com profissionais.

3. Mais dados disponíveis para melhorar o atendimento ao cliente

Diferentemente dos atendimentos presenciais e por telefone, os chats permitem armazenamento em massa de dados das conversas feitas com os clientes. Essas conversas podem ser usadas por softwares especializados que farão análises desses dados.

Isso permite que a empresa entenda quais são as demandas dos usuários, aquilo que está bom e o que precisa melhorar. As análises de dados indicam tendências dos clientes de forma muito rápida. Dessa maneira a empresa consegue ter um tempo de resposta acima da média para que não deixe os usuários insatisfeitos.

Os relatórios podem ajudar também os representantes que saberão quais são as dúvidas mais frequentes dos usuários e programar respostas automáticas para agilizar o atendimento.

O resultado é transformado em satisfação em ambos os sentidos. Os atendimentos serão mais rápidos e objetivos, o cliente terá um retorno acima do esperado e a empresa ganhará com mais conversão de clientes satisfeitos com o negócio.

4. Maior taxa de conversão de clientes

Como já foi dito, o chat de atendimento traz muitos benefícios aos clientes. E isso é traduzido em maior taxa de conversão devido à experiência positiva dos usuários. As conversões de usuários para o seu negócio têm um valor de ordem de médio a alto, uma vez que eles já estão envolvidos com seu produto.

Uma pesquisa feita pela Econsultancy mostra que 79% dos clientes usam o chat de atendimento porque as perguntas são respondidas rapidamente. Outros 46% disseram que o chat online é mais eficiente que os outros tipos de atendimento.

Os chats são usados como uma arma poderosa de conversão de clientes, pois eles dão confiança aos consumidores. O resultado é a demonstração desse sentimento positivo em forma de consumo.

Outro fator que é importante ressaltar é o destaque em relação aos concorrentes. Algumas empresas ainda estão relutantes em adotar esse tipo de estratégia e acabam saindo atrás na disputa por novos clientes.

Um bom suporte ao cliente é a peça-chave para a sua satisfação. O chat de atendimento é fundamental para propiciar ao cliente essa sensação. Com isso é possível estabelecer bons relacionamentos com os usuários que terão, como consequência, resultados muito positivos no futuro.

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