Desastres de TI: 7 sinais de alerta

alerta para desastres de TI

Um alerta para desastres de TI são sinais que a equipe deve prestar atenção, pois antecipam problemas e evitam dores de cabeça. 

Se alguns sinais de mau funcionamento do sistema passam despercebidos pela equipe de TI, ou são encarados como erros aceitáveis, não havendo aprofundamento sobre a real situação do sistema, você acabar se vendo em uma bola de neve de bugs e fragilidades.

Esse comportamento pode gerar uma série de consequências, como a perda de dados e informações relevantes e que garantem a autenticidade e criticidade das análises realizadas em cima das demandas.

Por isso, estar atento aos alertas que o sistema de TI nos apresenta poderá amenizar os danos ocasionados por um desastre de TI.

Leia também: 6 vantagens da terceirização de gerenciamento de serviços de TI

Boa leitura!

O que é um desastre de TI

A Tecnologia de Informação (conhecida em inglês como – Information TechnologyIT) é representada pelas soluções e ações definidas a partir do agrupamento de informações obtidas por meio de recursos computacionais.

Essas informações são armazenadas, protegidas, analisadas e gerenciadas a partir do sistema de TI, que geralmente é composto pela utilização de alguns equipamentos como os hardware e software.

Visto isso, um desastre de TI está relacionado a perda ou interrupção de alguns dos processos citados acima e que afetam diretamente na análise e interpretação dos dados, dos quais são responsáveis por fornecerem insumos ao seu negócio.

Essas falhas podem ocorrer devido a ataques cibernéticos, falhas nos equipamentos computacionais ou utilização das tecnologias sem conhecimento, sendo uma falha ocasionada pela operação humana.

Entretanto, se você ficou com receio que isso ocorra com o seu empreendimento, fica tranquilo! Um desastre de TI nunca ocorrerá de uma hora para outra.

Ele apresenta sinais e se você souber interpretá-los terá uma grande chance de amenizar ou até mesmo evitar um desastre de TI no seu sistema.

Leia também: 6 dicas para reduzir incidentes de TI em sua empresa de modo eficaz

7 sinais de alerta para desastres de TI

Um desastre nunca ocorre repentinamente, o sistema apresenta alertas de que algo não está funcionando corretamente.

Separe um papel e uma caneta que agora iremos entender alguns alertas que seu sistema pode estar apresentando e como você consegue identificá-los!

#1 Mudança no comportamento dos usuários

Certamente você já deve ter recebido reclamações sobre um ponto específico de um sistema ou equipamento, e logo em seguida percebeu uma redução nessas solicitações.

Sua primeira reação é acreditar que o problema foi resolvido e que o usuário está com seus processos rodando normalmente, sem que você tenha feito grandes alterações.

A verdade é que o seu cliente cansou de solicitar ajuda referente ao mesmo problema, e provavelmente deve ter procurado por conta própria uma solução, o que, muitas vezes, pode acarretar problemas ainda mais danosos, inclusive à segurança.

#2 Erros e reclamações repetidas

Seu cliente sempre chama para reparar o mesmo problema. O time de TI é acionado e o erro a ser reparado é o mesmo que outro cliente passou recentemente. 

Isso indica que o sistema está rodando de forma inadequada e que o problema a ser solucionado não é pontual.

Por isso, é essencial investigar a fundo a causa raiz que está ocasionando essas situações com diferentes usuários, evitando assim que os seus clientes parem de acreditar no seu atendimento técnico.

Contar com um sistema de gestão de TI permite classificar os erros, sendo uma das formas de identificar problemas mais frequentes enfrentados pelo departamento de TI. Isso irá permitir que você possa buscar soluções mais efetivas para esses casos.

#3 Redução das sugestões de melhorias

Seu usuário precisa sentir que está construindo a solução junto com a sua empresa. Caso contrário, ele irá parar de sugerir melhorias!

Esse comportamento pode ocorrer por alguns motivos, como a falta de atenção do seu time para responder ou implementar às solicitações repetidas pelos usuários. 

Se isso já ocorreu com o seu negócio, cuidado! Revisite o que seu público pede, e busque ao máximo incluir o que ele deseja.

Dessa forma, você engaja mais os usuários e garante um processo de melhoria contínua, fundamental para a qualidade dos serviços do seu departamento.

#4 Demandas não atendidas pelos sistemas

O que a empresa precisava já não está sendo atendido pelo sistema de TI? Sinal que o produto está desatualizado e que já não entrega mais a melhor solução ao usuário. 

Outro ponto é a sua empresa não possuir equipamentos adequados e que supra a necessidade da empresa, evidenciando uma defasagem de tecnologia.

Caso isso ocorra, é importante realizar ajustes para atualizar sistemas e equipamentos. Para isso, um inventário de ativos é fundamental. 

Além disso, o sistema de TI pode estar sobrecarregado de dados sem utilidade e que não comportam a demanda do seu negócio. Por isso, possuir uma gestão inteligente do seu sistema de TI pode ser uma boa alternativa para evitar esses problemas.

#5 Sobrecarga nos processos de publicação 

Ã? importante atender a todas as demandas, sem dúvida. Mas cuidado com o seu processo de publicação: um volume muito alto de arquivos em sequência pode acarretar numa sobrecarga em seu servidor.

Estabeleça uma rotina, com dias e horários específicos para essa tarefa. Assim, você reduz as chances de uma indisponibilidade.

#6 Pequenas falhas de segurança recorrentes

Você já deve ter recebido um sinal de alerta no seu painel de controle indicando uma falha no sistema de segurança, porém não deu muita atenção pois considerou que isso poderia ser uma situação pontual. Se isso já ocorreu com você, cuidado!

Problemas de segurança no sistema indicam que o seu sistema de TI está vulnerável, que há uma lentidão no processamento de dados, e que pode gerar um colapso no seu servidor.

Essa sobrecarga do sistema pode facilitar a entrada de vírus de baixa e alta complexidade, comprometendo a segurança de toda sua infraestrutura. 

Nesses casos, a gestão de vulnerabilidade será uma grande aliada ao seu negócio, pois ter o mapeamento de riscos do seu sistema irá garantir que você saiba lidar com os mais diversos imprevistos.

#7 Excesso de trabalho dos profissionais de TI

O time de TI está sempre ocupado, mesmo após horas consecutivas de trabalho? Isso pode ser um dos indícios que a equipe está sobrecarregada e que há uma grande geração de esforços para uma baixa produtividade, gerando resultados pouco profundos e assertivos.

Se você está reparando esse comportamento na sua equipe, vale a pena dar uma passo atrás e entender a fundo que ações precisam ser realizadas ou até mesmo reestruturadas.

Geralmente a utilização de metodologias como a Matriz SWOT poderá auxiliar nesse processo de descoberta do problema raiz do seu sistema, orientando o time a chegar em respostas mais qualificadas e com um maior embasamento.

O que fazer em caso de alerta para desastres de TI

Você identificou os alertas que o seu sistema de TI estava apresentando, buscou amenizar ao máximo os impactos que estavam ocorrendo para evitar um colapso, porém não foi o suficiente.

Se isso já ocorreu com você, fique tranquilo. Como comentado anteriormente não podemos evitar 100% que isso ocorra. E se mesmo com todas as medidas de prevenção o sistema falhou, existem algumas coisas que você pode fazer.

Converse com a equipe de TI

O primeiro passo e um dos mais importantes é manter a comunicação aberta com a sua equipe de TI. Os profissionais da área são as pessoas mais adequadas para ajudar a encontrar soluções para problemas difíceis.

Além disso, a comunicação franca e frequente permite que você comece uma cultura de melhoria contínua, reduzindo os riscos de desastres.

Avalie os indicadores de performance

Avaliar os indicadores de performance do seu time de TI é fundamental.

Isso porque os indicadores mostram claramente o status dos seus processos e suas entregas, além de permitir entender quais pontos de atenção merecem mais cuidado ou prioridade em caso de algum desastre.

Leia também: Conheça os 5 principais indicadores de desempenho de TI

milvus teste drive

Reestruture suas ações e as responsabilidades de cada um

Se ocorreu um desastre de TI, obviamente que o trabalho da sua equipe não poderá ocorrer rodando os processos habituais do dia a dia.

Será importante reunir a equipe de TI para entender a causa raiz do problema no sistema de TI, revisando procedimentos, metodologias e até os papeis de cada profissional dentro do time.

Ter responsáveis com papéis claros e prazos bem definidos pode não impedir novos desastres, mas certamente auxiliará para que a correção aconteça mais rapidamente.

Revise seu plano de recuperação

O plano de recuperação de desastres de TI tem como objetivo restaurar danos e interrupções abruptas  gerados no sistema e que acarretam a falha de coleta de dados do sistema.

Essa recuperação pode ocorrer a partir da duplicação dos dados gerados através de um backup do sistema de TI. 

Nesses casos, é indicado que se tenha um serviço de nuvem para auxiliar no processo, alocando as informações em servidores externos.

Como prevenir os desastres de TI

Infelizmente não existe uma opção milagrosa que garanta 100% de eficiência quando falamos sobre a prevenção dos desastres de TI. Vivemos em uma era de muita tecnologia e é normal que ocorram falhas.

Porém existem algumas formas para amenizar um desastre de TI e que podem auxiliar o seu negócio! Confira:

Tenha um banco de dados dos incidentes

Possuir um banco de dados com os incidentes que já ocorreram no seu sistema irá te fornecer uma base de conhecimento, trazendo soluções já tomadas em caso de um novo acontecimento.

Faça o monitoramento de serviços de TI

O monitoramento de serviços de TI pode ser fundamental para evitar um desastre.

Isso porque, ao analisar com frequência os processos que estão ocorrendo no sistema, o tempo em que o servidor ficará inativo será bem menor, já que você entende o cenário ideal e esperado daquele projeto.

Automatize os processos

Como comentado anteriormente, uma das fontes que podem ocasionar um desastre de TI é a falha da manipulação humana em relação aos equipamentos. 

O ser humano é mais vulnerável a erros do que as máquinas, porque os equipamentos utilizados para a manipulação dos dados passam por vários testes antes que entrem em funcionamento, algo que não é possível ser feito com a ação humana.

Por isso, ter processos automatizados pode ser uma das peças chaves para evitar esse tipo de problema no seu negócio! Conheça o Milvus!

Conclusão

Identificar os alertas para desastre de TI do seu negócio fará uma grande diferença, pois irá garantir a entrega segura e qualificada das informações para o usuário, aumentando a aderência e garantindo a qualidade das análises geradas a partir dos dados.

Utilize as dicas deste post a seu favor e torne a gestão do sistema de TI do seu empreendimento mais rentável e livre de riscos.

O Milvus é um sistema de gestão de TI que visa otimizar os processos de empresas, departamentos ou profissionais autônomos de TI, aumentando a produtividade e elevando a eficiência do seu suporte. Faça um teste grátis ou solicite uma demonstração!

Você também pode gostar destes artigos:

Obrigado por ler até aqui! 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Posts relacionados

Experimente, otimize sua gestão e relacionamento com seus clientes

Use todos os recursos sem se preocupar, teste o sistema por 7 dias grátis.